Ação Educativa lança Biblioteca Digital online

acao_educativa
Descrição do logotipo: ilustração dividida em quatro partes, onde aparecem duas pessoas e dois símbolos abstratos.

A ferramenta servirá para armazenar e disseminar o conhecimento institucional e funcionará como repositório especializado em Direitos Educativos e de Juventude
Está em funcionamento a Biblioteca Digital Ação Educativa – BDAE, que funcionará como um repositório institucional temático em Direitos Educativos e de Juventude, disponibilizando conteúdo integral em formato digital. Sua missão é coletar, organizar e disponibilizar informações e conhecimentos qualificados para ampliar e promover reflexões, ações e práticas sobre direitos educativos e de juventude.

A biblioteca integra a iniciativa do Movimento de Acesso Livre à Informação promovido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, visando promover a constituição de uma nova ética no acesso à produção do conhecimento científico brasileiro. De acordo com o bibliotecário Francisco Lopes, coordenador do projeto, a biblioteca digital foi criada dentro da perspectiva do Acesso Aberto, usando a plataforma tecnológica Dspace – “uma ferramenta de publicação digital cujas principais características são a preservação do conteúdo à longo prazo e a comunicação com outros repositórios nacionais e internacionais”. São priorizadas as tecnologias para estimular a criação de mecanismos facilitadores que contribuam na divulgação dos conhecimentos sociais e científicos.

Integrando a web 2.0, onde a internet é uma plataforma, a informação é participativa e o acesso é democrático, a biblioteca norteia-se pelos conceitos de acessibilidade para ativar a usabilidade. Isso é pensado de modo a ampliar a visibilidade institucional e do autor, configurando-se como uma ferramenta de construção colaborativa. Ela começa como biblioteca digital, mas de acordo com Francisco “a intenção é que venha a fortalecer uma rede colaborativa de conhecimentos em educação e juventude”.

Fonte: http://www.acaoeducativa.org.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=1852&Itemid=149

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *