O Programa ‘Ação’ (Rede Globo) deste sábado, dia 25, discutirá a importância da inclusão de pessoas com deficiência nas diversas áreas do conhecimento e desenvolvimento humano, inspirado na comemoração dos 200 anos de nascimento do francês Louis Braille, criador do alfabeto para pessoas com deficiência visual.
E para começar, o programa mostrará o trabalho da Associação Laramara – uma das mais respeitadas instituições brasileiras nesta área – que há 18 anos desenvolve ferramentas e atividades para facilitar a inclusão de pessoas com deficiência visual na sociedade e no mercado de trabalho. Através do Programa de Capacitação para o Mercado de Trabalho, a Associação oferece diversos cursos a fim de desenvolver a autonomia dos jovens e adultos beneficiados e desta forma, prepará-los para enfrentar o concorrido mercado de trabalho. E com o mesmo afinco que dedica aos atendidos, a Associação Laramara dissemina a importância das empresas investirem em ferramentas e tecnologias necessárias para receber esses profissionais.

Outra iniciativa de sucesso nesta área é a da Confederação Brasileira de Desportos para Cegos, que estimula as pessoas com deficiência visual a desenvolverem seus potenciais esportivos. Apostando nos efeitos terapêuticos do esporte e na melhoria de vida que o mesmo proporciona.
E para fechar a edição deste sábado, o ‘Ação’ apresentará o trabalho da Fundação Dorina Nowill, que há mais de 60 anos desenvolve atividades voltadas para a inclusão de pessoas com deficiência visual por meio da cultura e da educação. Especializada na produção de livros em Braille, hoje a Fundação é a maior produtora dos mesmos no Brasil e acredita que quanto maior for a aceitação destes materiais, maiores serão as possibilidades de inclusão destes profissionais.
No estúdio, Serginho Groisman conversará com Mara Siaullys, presidente da Associação Laramara, sobre a motivação de criar a instituição após o nascimento de sua filha Lara, deficiente visual desde a infância, “Quando a Lara nasceu eu não sabia como educá-la. E conhecendo as dificuldades das pessoas com essa mesma deficiência e de suas famílias, fundamos a ONG. Nosso maior desejo era oferecer a essas pessoas as mesmas coisas a que tivemos acesso para educar a Lara.”, afirma. Hoje contando com mais de 250 funcionários, Mara se orgulha em dizer que conquistaram este objetivo, mas também garante que o Brasil ainda tem muito a progredir neste setor.
________________
SERVIÇO:
O PROGRAMA AÇÃO, vai ao ar todos os sábados às 7h30 da manhã, na Rede Globo, com reapresentação no Canal Futura domingo, às 7h da manhã e quinta-feira, meia-noite e meia.
Fonte de informação: Tv Br Notícia