Curitiba terá Feira de Emprego para pessoas com deficiência

A Prefeitura de Curitiba vai promover uma nova Feira do Emprego e da Capacitação Profissional. Desta vez o objetivo é atender pessoas com deficiências, que são mais de 14% da população no Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE – 2000). “Há poucos dados sobre a população com deficiência, mas sabemos que elas enfrentam uma grande dificuldade para obter uma colocação no mercado de trabalho. Esse é o quadro que queremos modificar em Curitiba, com uma ação mais ativa do poder público”, afirma o secretário municipal do Trabalho e Emprego, Jorge Bernardi.

A 1ª Feira do Emprego e da Capacitação Profissional de Curitiba para Pessoas com Deficiência está marcada para 3 de setembro de 2009, no Salão de Atos do Parque Barigui. Em paralelo será realizado o 2º Fórum de Curitiba sobre Escolaridade e Empregabilidade da Pessoa com Deficiência. A abertura será no dia 2, às 19 horas. O fórum é uma parceria entre as secretarias municipais do Trabalho e Emprego e da Educação e Fundação de Ação Social (FAS).

De acordo com os critérios previstos na Lei 8.213, de 1991, que criou a obrigatoriedade de reserva de postos de trabalho em empresas privadas para pessoas com deficiência, em Curitiba existem 745 empresas com 100 ou mais empregados e que por isso são obrigadas a preencher seu quadro de pessoal com pessoas com deficiência em porcentagens que variam de 2% a 5%. Um levantamento do Observatório do Trabalho (convênio entre Prefeitura e Dieese), com base na aplicação da Lei 8.213, estimou que estas empresas representam 18.300 vagas potenciais para pessoas com deficiência. “Nosso objetivo com a feira é promover uma ação que consiga ocupar ou direcionar a pessoa com deficiência e ocupar o maior número possível dessas vagas”, afirma Bernardi.

Uma das entidades que participará da 1ª Feira do Emprego e da Capacitação Profissional de Curitiba para Pessoas com Deficiência será a Universidade Livre para Eficiência Humana (Unilehu), organização sem fins lucrativos, que atua na promoção da valorização da diversidade, por meio de ações para inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. A entidade é especializada em trabalhar empresas que contratam pessoas com deficiência, tem hoje mais de 30 clientes e espera levar à feira entre 100 e 150 vagas para deficientes, além de diversas oportunidades de cursos de capacitação e qualificação. Em maio, durante a 1ª Feira do Emprego e da Capacitação, também promovida pela Prefeitura de Curitiba, a entidade conseguiu preencher 400 vagas de empregos e 100 vagas em cursos de capacitação.

“A maior dificuldade neste segmento das pessoas com deficiência é a falta de escolarização e qualificação, porque até pouco tempo atrás não havia escolas adequadas para atender esse público e as pessoas não estudavam”, diz a presidente da Unilehu, Andrea Koppe. Segundo ela, há casos em que grandes empresas chegam a contratar as pessoas e pagar salários durante um ano inteiro apenas para treinamento e qualificação, antes de começar a exercer a função. “Ao fazer a feira, a Prefeitura de Curitiba está dando importância a uma questão de inclusão social que vem se desenrolando em paralelo e mostra que o poder público não está omisso”, afirma Andrea Koppe.

SERVIÇO

Para acessar o edital completo sobre a notícia, entre no endereço eletrônico abaxo:

Edital e regulamento

__________________________

Fonte de informação Prefeitura Municipal de Curitiba

One Comment

  1. Boa Tarde, sou supervisora de vendas do disk Ingressos e necessito de informaçoes de como podemos efetuar a contratação de portadores de necessidades especiais para fazerem parte do nosoo quadro de colaboradores… Ficariamos gratos de pudessem nos ajudar.
    Tel de contato 41-33150808 das 9:00 as 18:00 com Eide

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *