A Comissão de Legislação Participativa vai realiza audiência conjunta com a Comissão de Educação e Cultura para discutir medidas contra a homofobia em escolas. Aprovada na última quarta-feira (5), a audiência proposta pelos deputados Iran Barbosa (PT-SE) e Fátima Bezerra (PT-RN) ainda não tem data marcada.
Para os parlamentares, a escola deve estimular a cultura de respeito às diferenças, à diversidade e a inclusão social. “A escola e os profissionais de educação são fundamentais para acabar com preconceitos, que, em muitos casos, provocam vulnerabilidade social”.
Estudos realizados nos últimos anos, segundo o deputado Iran Barbosa, demonstram que a homofobia é uma realidade consolidada na maioria das escolas. A pesquisa “Juventudes e Sexualidade”, realizada pela Unesco em 2000 e publicada em 2004, mostra que 39,6% dos estudantes masculinos não gostariam de ter um colega homossexual. “Há muito o que fazer para diminuir o preconceito, e uma das áreas com maior poder de influência positiva nesse processo é a escola”.
De acordo com a deputada Fátima Bezerra, o objetivo da audiência é disseminar informações sobre o assunto. “A intenção é discutir políticas públicas e ações de conscientização”.
__________________________
Fonte de informação: Gazeta Digital