por DANIEL XAVIER*
Todos nós, seres humanos, somos diferentes em alguns aspectos. Uns são gordos, outros magros, alguns são altos, outros baixos, porém, todos têm algo em comum: a dignidade, que alguns teimam em negar.
Nós, da Associação das Pessoas com Deficiência de Ponte dos Carvalhos, no Cabo de Santo Agostinho, vimos a público declarar que vamos à luta, pois não podemos aceitar as coisas como estão, pois todos nós temos compromissos com a mudança.
Os deficientes de hoje estão mudando suas vidas porque atualmente somos sujeitos, protagonistas de nossa história. Não podemos aceitar que o Governo, a família ou qualquer um diga para nós o que podemos ou não fazer.
A dignidade pela qual lutamos exige educação de qualidade, trabalho, lazer, cultura, transporte e mais, muito mais. Tudo isso nos falta e nos faz muita falta.
A sociedade e em especial as autoridades não podem continuar nos ignorando. Ofereçam-nos, possibilitem-nos as condições e as oportunidades adequadas e saberemos responder à altura, pois não somos incapazes, apenas temos limitações.
Quanta energia, quanta vontade de fazer e de contribuir reprimidas pela falta de oportunidades.
Há quatro anos estamos nessa luta aqui em Ponte dos Carvalhos. Todo mês de agosto realizamos a Semana da Pessoa com Deficiência, quando buscamos refletir sobre as nossas condições, as nossas potencialidades, a nossa capacidade (humilhantemente ignorada) de participarmos da construção do nosso bairro, da nossa cidade, do nosso estado, do nosso país, do planeta.
Sim, do planeta, porque somos cidadãos e cidadãs universais, embora muitos de nós estejamos presos a uma cadeira de rodas, ou limitados em nossas visões, entre outros diversos casos de limitações. Mas, repito, temos apenas limitações e não incapacidades.
Este ano, em nossa Semana de Luta, estamos realizando um concurso com alunos de algumas escolas. O tema é Como Eu Vejo a Pessoa Com Deficiência. Importante a participação do maior número de alunos. Importante também que professores, pais e responsáveis por alunos estimulem a participação.
O encontro está programado para as13h da sexta-feira 21de agosto, no Centro Cultural Mestre Dié, em Ponte dos Carvalhos. Participe. Venha você também conhecer melhor e assim poder melhor refletir sobre a nossa situação. Todos podem colaborar. Do nosso lado, queremos colaborar com tudo e com todos, pois entendemos que somos todos iguais e merecedores das mesmas oportunidades.
Sobre o autor:
Daniel Xaviel é presidente da Associação das Pessoas Com Deficiência de Ponte dos Carvalhos – Cabo de Santo Agostinho/PE
__________________________________
Fonte de informação: Tribuna Popular