Profissionais da Educação Infantil participam de formação em Educação Inclusiva

Curso foi ministrado pela professora Morgana Augustin, da Universidade Federal da Grande Dourados – Assecom.

Esta semana os profissionais da Rede Municipal de Ensino (Reme) participaram do curso de formação em “Educação Inclusiva na Educação Infantil”. As atividades realizadas na Secretaria de Educação de Dourados fazem parte da Política da Educação Especial, implantada em todo o país e que visa à inclusão de portadores de necessidades especiais ou de distúrbios de aprendizagem, no ensino regular.

A formação especializada é um processo de inclusão que trabalha a capacidade de desenvolvimento e integração da criança portadora de deficiência na escola e na classe regular. Esta inclusão acontece através de seus educadores que, fornecem todo o suporte necessário a esses alunos durante a iniciação escolar.

O curso foi ministrado pela professora Morgana Augustin, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Durante a palestra, a educadora destacou a importância dos profissionais para o desenvolvimento desses alunos que ao iniciar a vida estudantil, já estarão sendo avaliados e preparados para o ensino fundamental.

Segundo a diretora do departamento de Educação Infantil de Dourados, Clara Mariza de Oliveira, a formação auxilia os professores no desenvolvimento desses alunos com todo o tipo de deficiência e isso inclui a física, mental, auditiva, visual e outros casos que venham a ser percebidos pelos profissionais. “O aluno além de ter seu direito garantido como qualquer outro cidadão, se sente valorizado como ser humano desde a infância, quando for integrado ao processo de aprendizado que não admite a exclusão”, acrescentou.

A secretária de Educação, Marlene Vasconcelos, informou que o município tem atualmente cerca de 270 crianças com todo o tipo de deficiência matriculadas na Rede de Ensino. Estes alunos freqüentam normalmente as salas de aula, com estruturas adaptadas e profissionais especializados na área.

“Além do atendimento especializado aos alunos, o município conta hoje com três salas multifuncionais e tem projeto para a abertura de mais 11 salas de acompanhamento e aprendizado especializado”, acrescentou.

________________________________

Fonte de informação: http://www.agorams.com.br/index.php?ver=ler&id=154392

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *