“Bullying”: o pesadelo da escola, um estudo de caso e notas sobre o que fazer, por Marcos Rolim. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
RESUMO/ABSTRACT
Neste estudo, abordamos inicialmente o conceito de “bullying”,sistematizando o consenso internacional já alcançado a respeito da especificidade desta manifestação de violência, além de assinalar as imprecisões e ambigüidades ainda presentes na demarcação do fenômeno. Ato contínuo, apresentamos, com base em extensa revisão de literatura, dados sobre a incidência do “bullying”, sobre suas características mais gerais e sobre suas conseqüências. Nesta primeira parte do trabalho, saberemos como, em vários países, o fenômeno tem sido identificado e a sua impressionante extensão; veremos as marcas que identificam os autores de “bullying” e suas vítimas, além daquelas presentes entre o grupo especial de estudantes que são, a um só tempo, autores e vítimas. Veremos, ainda, o quanto as práticas de “bullying” podem repercutir sobre todos os envolvidos. Na segunda parte, apresentamos o estudo de caso que realizamos em uma escola pública estadual, na zona sul de Porto Alegre, no segundo semestre de 2007 e no início do ano letivo de 2008. Apresentamos a metodologia empregada e os resultados obtidos, interpretando os dados com base na revisão da literatura especializada e com o apoio de nosso referencial teórico. Na parte final, concluímos o trabalho apresentando algumas das experiências exitosas de prevenção à violência nas escolas, o que nos permitirá, também, apresentar sugestões em torno do desafio de construir políticas públicas de prevenção ao bullying.