Começou nesta segunda-feira, 15, em São Paulo, e vai até quinta-feira, dia 18, a Conferência Internacional Ethos 2009, promovida pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, com uma intensa programação de debates, painéis, mesas redondas, oficinas e outras atividades focadas no tema “Rumo a uma Nova Economia Global: a Transformação das Pessoas, das Empresas e da Sociedade”.
A plenária de abertura começa às 18h30, no Hotel Transamérica, onde acontece o evento, e terá como palestrantes já confirmados o filósofo e educador colombiano, Bernardo Toro, assessor estratégico da Fundação Avina, e a biopsicóloga e antropóloga Susan Andrews, coordenadora do Instituto Visão Futuro e do programa Felicidade Interna Bruta (FIB), no Brasil. A plenária terá como tema “Um novo padrão civilizatório? Onde nos encontramos e que lições aprendemos com a crise”.
Bernardo Toro é especialista reconhecido mundialmente por seus estudos voltados à educação e às mídias e traz toda sua bagagem cultural e educacional como consultor de projetos transdisciplinares do Banco Mundial (BID) e da Fundação Avina. Toro é um dos intelectuais que consideram o terceiro setor como peça chave para impulsionar as mudanças na sociedade. “É pela articulação entre governo, empresas e sociedade que pode emergir uma mudança significativa para todos”, diz ele.
A Conferência Ethos deste ano trabalhará os temas da responsabilidade social empresarial partindo do pressuposto de que a crise financeira global “expôs a instabilidade do atual modelo de sistema financeiro e dos padrões de produção e consumo do nosso mundo globalizado”, gerando uma oportunidade para que a empresas adotem planos de redução de emissões e de investimentos em energias renováveis e em eco-eficiência.
Quais seriam os novos vetores para o surgimento de um ciclo de expansão baseado no desenvolvimento sustentável? Quais as características do modelo a ser adotado? Quais ferramentas, parcerias interssetoriais, lideranças, comunicação e marketing precisariam ser construídos para torná-lo viável? E, sob a perspectiva da sustentabilidade, como rediscutir o sistema multilateral, o novo papel dos países emergentes, dos Estados, das corporações e das ONGs, notadamente GRI, Global Compact?. Estas são algumas das questões que nortearão os debates da Conferência.
A mídia na pauta da responsabilidade social
A partir das 15h, a Rede Ethos de Jornalistas, promove o debate “RSE na Mídia: Empresas e Imprensa”, aberto ao público, que abordará os critérios jornalísticos para diferenciar empresas envolvidas com a gestão socialmente responsável das que querem fazer somente marketing, entre outras questões. O debate reunirá comunicadores de empresas e jornalistas com o objetivo do evento é estimular o diálogo entre esses dois públicos, visando a uma cobertura mais qualificada do tema por parte dos jornalistas e a um posicionamento mais coerente e estratégico por parte das empresas.
Será moderado pelo presidente do Instituto Ethos, Ricardo Young, e terá como debatedores Amelia Gonzalez, editora do suplemento Razão Social do jornal O Globo, Amália Safatle, editora da revista Página 22, Alexandre Mansur, editor de ciência e tecnologia da revista Época, Nemércio Nogueira, diretor de assuntos institucionais da Alcoa América Latina e Caribe, Augusto Rodrigues, diretor de comunicação empresarial da CPFL, e Daniela De Fiori, vice-presidente de assuntos corporativos e sustentabilidade do Wal-Mart.
Uma equipe de jornalistas da Envolverde fará a cobertura on-line da Conferênica Ethos, pela terceira vez consecutiva, através de um hot site exclusivo do evento. O objetivo é oferecer ao leitor um resumo de cada debate, painel, mesa redonda ou oficina em um prazo máximo de duas horas após o seu encerramento. Confira no endereço http://www.ethos.org.br/Ci2009Dinamico/site/index.asp.
Fonte: Envolverde