Pelotão da Eficiência abre o desfile de Sete de Setembro

Muita disposição para o Sete de setembro esse era o sentimento entre os participantes do Pelotão da Eficiência que reuniu mais de 300 pessoas no Desfile Cívico e Militar do Sete de Setembro. A concentração foi às 7 da manhã e reuniu 13 entidades que trabalham com pessoas com deficiência.

O Pelotão da Eficiência abriu o desfile do Sete de Setembro com os praticantes da Equoterapia, Associação de Mielomeningocele e Hidrocefalia – AMH, Instituto Panda, Associação dos Amigos dos Autistas – AMA, FCD, Lar Renascer, Centro Integrado de Educação Especial – CIES, Banda do Liceu Piauiense, Centro de Apoio a Pessoa com Surdez – CAS, Associação dos Deficientes Auditivos de Teresina – ASTE, Centro de Habilitação Ana Cordeiro, Associação Pestalozzi Associação do Cegos do Estado do Piauí – ACEP.

Para muitos a parada deste ano foi uma novidade, como o deficiente visual Raimundo Nonato Silva Santos, que aos 45 anos, participou pela primeira vez do desfile. “É muito gratificante”, afirmou. Ele disse que participar deste tipo de evento mostra que as pessoas com deficiências estão aptas para fazer tudo. “Sinto-me pronto para fazer tudo, pena que o mercado de trabalho não nos dê oportunidade”, se queixou, Raimundo Santos. A professora Cícera Andrade, da Associação dos Cegos do Piauí, acha que esse momento trabalha a integração das pessoas com deficiência, por isso é muito importante.

” Esse ano podemos destacar muitos pontos positivos no pelotão da eficiência, como uma melhor organização do desfile, bem como a participação da Banda do Liceu Piauiense. Que mostrou um sentido prático de inclusão”, afirmou Edson Araújo, que coordenou o desfile pela Coordenadoria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência – Ceid. Ele afirmou que organização sentiu falta das três entidades que de cadeirantes ADEFT, SOADF e ASCAMTE que confiram a presença mas não apareceram para o desfile.

O CIES entrou com 26 participantes na avenida Frei Serafim, onde segundo a professora Sheila Lima, Coordenadora do CIES foi mostrado algumas das atividades desenvolvidas na entidade. “Mas o principal é em relação a auto-estima das crianças, durante toda a semana que antecede do desfile trabalhamos o tema semana da Pátria com o nossos alunos”.

Durante o desfile a platéia bateu palmas em Libras – Língua Brasileira de Sinais. Na dispersão do desfile, a alegria era visível, como no rosto da pequena Maria Clara de 3 anos que desfilou no pelotão da Eficiência, Patrícia Helena Araújo, mãe de Maria Clara, afirmou que participa há três anos desfile. Ou seja, Maria Clara já é uma veterana na parada do Sete de Setembro.

Alegria também para Lauriane Alcântara e Mateus Rodrigues, os dois alunos do CIES que desfilaram pela primeira vez. “Foi muito bom ver e participar do desfile”, firsou Elizineide Alcântara, mãe de Lauriane. “Mesmo tendo que acordar as 4 horas da manhã foi gratificante participar de um ato tão importante quanto o Sete de Setembro”, pontuou Antonia Sousa Rodrigues, mãe de Mateus.

Fonte: http://180graus.brasilportais.com.br/geral/pelotao-da-eficiencia-abre-o-desfile-de–sete-de-setembro-44424.html

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *