MOBILIZAÇÃO NACIONAL PELA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

FBASD: Mobilização em apoio a Resolução Nº13 de 2009 e pedido de imediata homologação ao Ministério da Educação:

Exmo Sr Fernando Haddad
Ministro da Educação

Nós, abaixo-assinados, cidadãos brasileiros, entidades em defesa das pessoas com deficiência, organizações sociais e educacionais, solicitamos ao Ministério da Educação a imediata homologação da Resolução No. 13 do Conselho Nacional de Educação, um avanço inequívoco em direção a uma sociedade justa, inclusiva e com cidadania para TODOS.

Acreditamos que a educação inclusiva é base para a autonomia e para a vida independente e consideramos que o direito todo aluno de estudar na classe comum da escola regular é um direito dele; constitui obrigação da família, da sociedade e do Estado. A proposta de manter a educação segregada para crianças, adolescentes e jovens implica em abrir mão de um direito constitucional, dispondo de um direito que, por natureza, é definido como
indisponível.

Falar em educação não implica tratar apenas do hoje, mas também do amanhã e do futuro de pessoas com deficiência que um dia deixarão de ser alunos e que devem ter o direito de viver em sociedade e fazer suas próprias escolhas. Devem também ter direito de acesso aos apoios quando necessário, à saúde, à cultura, ao trabalho, ao lazer, ao envelhecimento com dignidade e ao pleno exercício da cidadania.

Lutamos e exigimos que na escola comum as pessoas com deficiência sejam atendidas em suas especificidades . Mas não vamos consentir que, sob o pretexto das “dificuldades do convívio e de apoios, da falta de capacitação e da dificuldade de aprendizado” e até mesmo de possíveis falhas – considerando que esta é uma mudança de paradigma para a escola e a sociedade – que os retrocessos aconteçam, com a tentativa de manter a política de
segregação.

Entendemos a importância do Atendimento Educacional Especializado, fortalecido pelo Decreto nº 6.571, de 17 de setembro de 2008, que acontece necessariamente no contraturno atendendo às especificidades dos alunos com deficiência, assim como o Parecer nº 13/2009, que fortalece ainda mais o AEE e a Educação Inclusiva, direito indisponível e inquestionável garantido pela Constituição Federal nos art. 205, 206 e 208 e pelo art. 24 da Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, ratificada pelo Brasil través do Decreto legislativo 186/2008, com status de emenda constitucional.

É importante considerar que, assim como a sociedade, a escola deve servir a todos (as) e levar em conta que a educação é essencial na vida de qualquer pessoa, bem como a convivência e o rompimento das barreiras do preconceito que os alunos com deficiência enfrentam. Quanto menor o convívio, mais as pessoas com deficiência serão consideradas como “especiais”, que pertencem a um mundo à parte. Agindo desta forma, mais dificuldades deixaremos como legado para seu futuro, quando não mais estaremos presentes.

Acreditamos que é justamente para evitar discriminar e segregar que a nossa Lei Maior garante esse direito que se traduz em dever para a família, sociedade e Estado, assim como a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que vigora no território nacional com valor de Emenda Constitucional garante a inclusão plena para pessoas com deficiência desde o seu nascimento.

Defendemos a inclusão total e incondicional de todas as pessoas em todos os contextos sociais e o direito de serem beneficiárias dos bens públicos e privados. Defendemos o processo de transformação da sociedade para atender a singularidade humana e a pluralidade cultural, o que implica em rupturas e mudanças políticas, econômicas e sociais.

Defendemos a cultura da diversidade em oposição a cultura do preconceito, com base nos direitos humanos fundamentais de igualdade, participação, solidariedade e liberdade.

Defendemos a cultura da diversidade na educação não como busca do melhor modelo educativo individual ou de adaptações curriculares, mas da construção de sistemas educacionais inclusivos que assegurem o acesso e a permanência de todos como resultado da qualidade social da educação.

Defendemos a educação como um direito de todos e dever do Estado, seja esse o provedor dos serviços educacionais ou o fiscalizador dos serviços prestados por entidades privadas.

Defendemos a gestão democrática e controle social em todas as instâncias dos sistemas de ensino e nas unidades escolares.

Defendemos que a educação escolar é o instrumento fundamental de desenvolvimento individual, social, cultural, político e econômico do país para garantir o exercício da cidadania

A SEESP/MEC cumpre com a sua obrigação ao entender, compreender e definir o Atendimento Educacional Especializado de acordo com a Constituição Federal de 1988 e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, em benefício dos 25 milhões de brasileiros com deficiência e suas famílias.


Claudia Grabois-presidente

Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down-FBASD

ABRAÇA-Associação Brasileira de Ação por Direitos da Pessoa Autista

Agência Inclusive

Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas – SP

AMAS- Associação Amigos dos Autistas de Sorocaba

APARU – Associação dos Paraplégicos de Uberlândia – MG

Coletivo Estadual de Professores e Professoras com Deficiência da APEOESP.

Associação Aprendendo Down – BA

Associação Brasileira de Osteogenesis Imperfecta

Associação Brasileira de Síndrome Pós-Poliomielite – Rio de Janeiro

AFAD 21 Associação dos familiares e amigos dos Down

AFAD-Novo Hamburgo

AFAD-Rio Grande do Sul

AFAD- Maranhão

APNEN – Associação dos Portadores de Necessidades Especiais de Nova Odessa.

Associação Carpe Diem – SP

Associação de Sindrome de Down RN

Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Síndrome de Down (APS-DOWN) – Londrina (PR)

Associação Espaço 21-Campinas

Associação Gaúcha de Pais e Amigos dos Surdocegos e Multideficientes

Associação Inclusiva Existir-Fortaleza

Associação Reviver Down-Curitiba

Associação UP Down-Santos

Associação UPS Down-Londrina

Associação Ser Down-Salvador

Associação de Síndrome de Down de Mato Grossso

Associação de Síndrome de Down do Maranhão

Associação Síndrome de Down de Piracicaba – SP

Associação Feirense de Síndrome de Down-Feira de Santana

Associação de Síndrome de Down-FADA

Associação DF Down -DF

Associação Pró Inclusão de Porto Alegre-RS

Associação Família Down-BH

Associação de Síndrome de Down de Alagoas

Associação Conquista Down-Vitória

Associação de Síndrome de Down de Vitória da Conquista-Bahia

Associação de Sindrome de Down de Santa Catarina-SC

ASSOCIAÇÃO DOS OSTOMIZADOS DO MUNICIPIO DE SÃO PAULO E REGIÃO

CAMPE- Centro de Apoio Às Mães de Portadores de Eficiência – Fortaleza

CCD – Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência de Petrolina – PE

Centro de Apoio á Mães de Portadores de Eficiência – CAMPE

Centro de Estudos Multi Disciplinar Pró Inclusão

Centro Universitário Belas Artes SP

Centro de Reabilitação Neurológica Infantil de Cacoal – CERNIC

Comissão direitos Humanos e Assistencia Social OAB/RJ

Construindo o Caminho

CVI Araci Nallin – São Paulo – SP

CVI – Brasil

CVI Campinas – SP

CVI – Maringá – PR

Conselho da Pessoa com Deficiência de Minas Geraes-CONPED-MG

Escola de Gente – Comunicação em InclusãoFelicidade Down

Fundação Especial Permanente – Casa da Esperança

Forum Permanente de Educação Inclusiva-SP

GEPAIS – Grupo de Estudos, Pesquisas e Ações em Inclusão Social da Faculdade Católica de Uberlândia – MG

Grupo Educação e Autismo

Grupo Happy Down

Grupo Tortura Nunca Mais-RJ

Humanitas DH-Cidadania-RJ

Instituto Meta Social

Instituto Futuro Educação-SP

Rede Inclusiva

Grupo RJ Down – RJ

Grupo Síndrome de Down

Grupo Universo Down – CE

ONG Grupo 25 – SP

Movimento Nacional de Vida Independente

FORINPE- UERJ

Núcleo Pró Acesso da Faculdade de Arquitetura da UFRJ

Projeto Roma Brasil

Rehabilitation International – RI

Rede SACI

Projeto Rio Down

___________________________________________

Fonte: Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down

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28 Comments

  1. Eu sou totalmente a favor da inclusão das pessoas com deficiência nas redes regulares de educação, mas é necessário, que seja realizado urgentemente um trabalho de capacitação de profissionais.Não acredito em EDUCAÇÃO sem Inclusão, pois na verdade, quem são os ¨normais¨”?Todos somos diferentes e precisamos é aprender a trabalhar com as diferenças.

  2. Unimo-nos ao movimento coerente da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down – FBASD em favor da Educação Inclusiva e pela a imediata homologação da Resolução No. 13 do Conselho Nacional de Educação.
    A FBASD não só exige do poder público mas trabalha firmemente na concretização de uma educação de qualidade para todos.
    Rita Bersch
    Associação Pró-inclusão de Porto Alegre

  3. Por favor, coloquem meu nome na lista a favor da imediata homologação da Resolução No13 do Conselho Nacional de Educação.

  4. O Centro de Reabilitação Neurológica Infantil de Cacoal – CERNIC é uma instituição que oportuniza o Atendimento Educacional Especializado aos alunos da rede comum no municipio de Cacoal/Rondônia e acreditamos que o Parecer 13/2009 representa um avanço significativo na luta pela inclusão e gostaríamos que colocassem o nome da instituição na lista de apoiadores da nota pelaurgente homologação do referido parecer.

  5. Também sou a favor da inclusão pois estou farta de tanto egoísmo e desumanização com seres humanos que são tachados “anormais/diferentes” enquanto que a maioria dos que dizem serem “normais” cometem crimes contra úma sociedade inteira e nem se quer são julgados ou criticados. Ao invés de usarem sua inteligência em atitudes humanas como a luta pela inclusão, não, se esquivam diante de tanta barbaridade e pior dizem que defendem a causa alegando que essas pessoas não tem condições de estarem em uma sala de aula normal e sim em classes especiais. A onde está humanidade aí?
    Será que eles não têm direito de viverem em uma sociedade como todos e sim em arredomas intocáveis (vegetativas)? É a treva!!! Vamos Brasil temos que evoluir não só em saúde, métodos, custos e ciência mas a maior delas o respeito a todos sem discriminação!

  6. Como professora de instituição especializada, atuando no AEE e membro do programa educação inclusiva no município de Montes Claros, me posiciono em favor da homologação deste decreto.Acreditando que este representa a possibilidade de um maior fortalecimento do processo de inclusão educacional.

  7. Sou a favor da inclusão de todos na escola comum, e como cidadã exijo que o governo invista numa escola equipada de pessoal e materiais disponíveis às necessidades de cada aluno.

  8. Coordeno um centro de apoio à educação inclusiva de mateus leme – mg, e torço p a resolução 13 ser aprovada . É um novo caminho p a verdadeira inclusão.

  9. Como vereador na cidade de Uberlândia, deixo aqui meu total apoio a Res. 13, e usei a tribuna da Câmara Municipal para defende-la, no qual li o texto de Claudia Grabois.

  10. Por favor, coloquem meu nome na lista a favor da imediata homologação da Resolução No13 do Conselho Nacional de Educação.

  11. Vivencio a inclusão há vinte anos, sou mãe de um jovem com sindrome down, hoje coordeno um programa de inclusão da secretaria de educação de Santa Fé do Sul, meu filho é um jovem atuante na minha cidade, trabalha na OAB, isso tudo porque eu acreditei que era possível, dei toda as oportunidades para que ele vivesse em sociedade. Portanto a inclusão é necessária e não podemos deixar interesses políticos e financeiros influenciar essa conquista tão importante para uma população tão desacreditada e marginalizada em nossa sociedade.

  12. Sou a favor da inclusao SIM! Porem uma inclusão assitida e orientada e nao da forma como querem impor, a qualquer preço!!! O que é isso!!!E o direito da familia em optar se seu filho vai estudar em escola especial ou comum!

  13. Eu como mae de uma pessoa com deficiencia intelectual e multipla, acredito na inclusao de fato e nao na imposta, como querem atraves da resolução nº 13 de 2009, pois acredito na instituição que é a familia sendo responsavel pela educação de qualidade e para todos. Onde fica meu direito como mae de escolher o que é melhor para minha filha????

  14. Porque meu comentario foi retirado???????????
    existem posiçoes contrarias. Estou alertando a todos de que a inclusão nao pode ser imposta a qq preço!!!!

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