
Sete Lagoas sedia o I Seminário de Educação Inclusiva, uma proposta da Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação e Cultura (MEC) para capacitar gestores e professores para desenvolver as habilidades e outras formas de aprendizado de alunos com diferença sensorial, como cegos, surdos e cadeirantes. O evento formará cerca de 150 educadores da Rede Pública de Ensino de 25 cidades da região. A semana de formação acontece de hoje (19) a sexta-feira (23), com palestras dentro do tema “Direito à diversidade”.
O deputado federal e presidente da Federação Nacional das Apaes, Eduardo Barbosa, é um dos palestrantes do evento. Barbosa acredita que a capacitação traz novos caminhos para uma educação diferenciada. “O desafio está em transpor o olhar sob a diferença perpassando para a integralidade do ser humano”, pronuncia o deputado federal na cerimônia de abertura do evento.
“Sete Lagoas se apresenta como uma referência para a região, ao ser escolhida pelo MEC como polo difusor de conhecimento sobre a Educação Inclusiva”, avalia o prefeito Mário Márcio Maroca. Para a diretora do departamento de Ensino da Secretaria de Educação, Ana Cláudia de Almeida, o seminário auxilia no processo de desenvolvimento da Rede Pública de Ensino para a diversidade.
O seminário faz parte do Programa de Educação Inclusiva do MEC e acontece em diversos estados e no Distrito Federal, visando a implementação da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.
____________________________________
Fonte de informação: SECOM – Sete Lagoas