O Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência-CONADE , faz mais um gol de placa a partir das gestões junto a Diretoria do Santos Futebol Clube e do Fluminense Football Clube para expansão da Campanha Nacional pela acessibilidade das pessoas com deficiência. Antonio Carlos Sestaro, Conselheiro do CONADE teve papel diferenciado nas negociações.
O Santos Futebol Clube e o Fluminense Football Clube assinaram na noite de ontem (11/09), no Memorial do Santos, o Termo de Adesão à Campanha Nacional da Acessibilidade. Também aderiram à Campanha os ex-jogadores do Santos e da Seleção Brasileira Clodoaldo, Pepe e Zito e as jogadoras olímpicas do futebol feminino (Érika dos Santos, Ester Aparecida, Francielle Manoel, Maurine Gonçalves).
O presidente do Santos, Marcelo Teixeira, destacou a importância da Campanha e revelou que a preocupação com a acessibilidade do torcedor com deficiência já é uma prática do Santos, que inaugurou em fevereiro de 2008 um camarote acessível. Ressaltou que, com a adesão, o Santos FC, irá avançar mais ainda na garantia da acessibilidade e anunciou que o Santos FC, a partir de agora, passará a patrocinar o esporte paraolímpico.
O ex-goleiro da Seleção Brasileira Paulo Victor, no ato representando o Fluminense FC, declarou que “a Campanha da Acessibilidade vem contribuir para romper com o estigma da exclusão que ainda é uma realidade na vida de muitos brasileiros e de forma mais presente na vida das pessoas com deficiência. A rede de parceiros pela eliminação de barreiras está apenas começando, mas já conta com adeptos dignos e compromissados para com a diversidade”.
Izabel Maior, coordenadora Geral da CORDE, ressaltou a importância dos ídolos brasileiros da última geração assumirem uma causa de Direitos Humanos, mostrando que a pessoa com deficiência devem participar de todas as atividades e que para isso devem ser removidas as barreiras atitudinais e físicas, criando um espaço inclusivo. Afirmou que ficou impressionada com as adaptações da base física do Santos FC que foram construídas em conformidade com o Desenho Universal.
Alexandre Baroni, presidente do CONADE, ressaltou que “mais importante do que a assinatura formal da Campanha é constatar que já existem ações concretas por parte do Santos e do Fluminense de preocupação com a acessibilidade e que, daqui para frente, essas conquistas irão avançar mais ainda em direção a inclusão da pessoa com deficiência”.
Durante a solenidade, assinaram também o Termo de Adesão o Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência, a Ordem dos Advogados do Brasil – Subsecção Santos, a Revista Reação, a Reatech – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade.
Fonte: Secretaria Executiva do CONADE (61-3429-9219)