
Depois de nos conhecermos no Seminário Internacional Comunicação & Exclusão, promovido pelo Instituto MID em parceria com o SESC SP e que aconteceu entre 27 e 29 de outubro, passamos a integrar a rede de exibidores do programa Telelibras, produção integral da ONG Vez da Voz e que é exibido também no site da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, no site do programa Ressoar / Record, no Portal da Vereadora Mara Gabrilli e na TV Século 21.
Vez da Voz – Dando Voz a quem não Tem Vez
A Vez da Voz é uma ONG que luta pela inclusão da pessoa com deficiência. Desde 2004 é formada por profissionais com e sem deficiência que atuam na produção de materiais educativos, vídeos inclusivos com música e Libras, produção do primeiro telejornal inclusivo da Internet brasileira (Telelibras), promove cursos e treinamentos em empresas.
Por suas ações, conta com o selo de Apoio Institucional da Unesco, bem como a parceria com a Prefeitura de SP, Fundação Dorina Nowill para cegos/SP e outras instituições voltadas para o tema.
Já prestou serviços para Caixa Econômica, Infraero, Saraiva, Paulinas, Museu Paulista, Abril Cultural, Febraban, Itaú, dentre outras.
Telelibras
Constantemente, a ONG Vez da Voz interage com as pessoas com deficiência visual, auditiva, física e intelectual, com o objetivo de descobrir suas reais necessidades. E foi a partir desta interação, que os membros desta ONG desenvolveram mais um projeto inclusivo: o Telelibras, o primeiro telejornal inclusivo e inédito, na Internet, que transmite informações sobre o que acontece no Brasil e no mundo e é voltado às pessoas com deficiência auditiva e aos interessados em aprender a Libras. Apresentadores e um intérprete dividem o mesmo espaço na tela do vídeo, mostrando que todos somos iguais, apesar das (nossas) diferenças.
Segundo o último Censo, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), hoje há no Brasil mais de 5,7 milhões de pessoas com problemas relacionados à surdez – desses, 166 mil são incapazes de ouvir e desses, apenas 15% entendem o português.
Objetivos do Telelibras: Promover o acesso da pessoa com deficiência auditiva às informações jornalísticas; Construir uma mídia democrática e inclusiva, onde todos tenham direito à informação, independente das diferenças.
O direito à informação antecede a prática dos direitos humanos. A Organização das Nações Unidas (ONU) enfatiza, como fundamentais (fundamental), o direito à informação e à comunicação, que são essenciais para o exercício da cidadania.
Assista abaixo a edição 121 do Telelibras (para conhecer as edições anteriores e saber tudo o mais que a Vez da Voz realiza, visite este link ).
Telelibras 121 – banda larga – Publicado em 29/10/2009 | |||
|