Os seres humanos são muito diferentes. Variam na cor da pele, na altura, na forma dos olhos, no cabelo, no sexo e em muitas outras características físicas. Nós diferimos também em nossas crenças religiosas, nossos valores, nossos modos de estabelecer os laços familiares, no modo como assumimos os papéis de homem e mulher e em tantos outros aspectos da organização da vida em sociedade. Também somos diversos nas características de nosso mundo subjetivo. Dentro de uma sociedade, ainda, o acesso às riquezas materiais e simbólicas resulta em diferentes possibilidades de organizar a vida. Isso sem falar naquelas diferenças que existem entre povos que vivem dentro de uma mesma nação e naquelas que existem entre nações.
Enfim, discutir o tema “pluralidade cultural” significa colocar em destaque uma questão bastante intrigante: por que nós, humanos, embora sejamos uma única espécie biológica, desenvolvemos modos de vida tão diferentes e conflitantes? Ao explorarmos algumas possibilidades de explicação, podemos pensar também nas formas de convívio com as diferenças humanas para o desenvolvimento de nosso modo de viver.
Leia a íntegra dos subsídios elaborados pelo EDUCAREDE.
Os subsídios incluem textos e atividades para ensino fundamental e médio e para serem desenvolvidas na escola.
Realmente a verdade é que todos somos iguais, indiferente de cor, raça, sexo, ou o que seja, mas o que nos torna diferentes é a maneira com que fomos criados.
Discutir este tema realmente seria muito desgastante, pois se trata de um tema extremamente complexo e ao mesmo tempo simples, as diferenças estão apenas em nossas cabeças, somos todos iguais.
Acredito que somos todos iguais, indiferente de cor, raça, religião entre outros, mas a realidade é bem diferente, infelizmente.
Em não consigo entender o por que de tanta diferença, estamos em pleno século 21 e isto não devia mais acontecer.