Prêmio é destinado exclusivamente às escolas públicas de todo país
Estão abertas até 12 de março de 2010 as inscrições para o “Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas – a Escola Aprendendo com as Diferenças”.
Promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), o prêmio é destinado exclusivamente às escolas públicas de todo país. Podem participar instituições de ensino que tiveram experiências iniciadas no período 2008/2009, que possam ser comprovadas, e que irão continuar em curso no ano letivo de 2010.
O objetivo é promover e difundir experiências escolares inovadoras e efetivas de inclusão escolar de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, tendo como base a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
Cinco escolas serão premiadas (uma em cada região do país). Cada uma receberá: R$ 8 mil; diploma; intercâmbio para dois representantes de cada escola premiada, para conhecer uma das outras experiências; apresentação da experiência premiada por dois representantes da escola no Seminário Nacional Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, que será realizado em Brasília, em maio de 2010; divulgação da experiência em publicação conjunta da Secretaria de Educação Especial – SEESP/MEC e da OEI.
Os critérios de avaliação das experiências serão os seguintes:
> coerência entre os objetivos e os resultados alcançados;
> promoção de acessibilidade na escola;
> trabalho colaborativo;
> participação da família e da comunidade;
> articulação intersetorial das políticas públicas e os demais serviços da comunidade;
> projeto político pedagógico da escola na perspectiva da educação inclusiva;
> estratégias pedagógicas do atendimento educacional especializado;
> estratégias pedagógicas da sala de aula comum.
SERVIÇO
Acesse o regulamento e saiba como se inscrever por meio do site http://www.mec.gov.br/premioexperienciaseducacionaisinclusivas.
_____________________________________
Fonte de informação: Agência Brasília