A Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), lança o estudo “O Orçamento da Criança na Agenda da Mídia 2008”, resultado da análise da cobertura oferecida por 54 jornais sobre o Orçamento Criança e Adolescente (OCA) nos anos de 2003, 2007 e 2008.
A publicação revela que, de modo geral, assuntos relacionados ao OCA são pouco abordados, sobretudo em veículos de repercussão nacional. Em 2008, o número de textos que focalizaram o tema representa apenas 3% de todo o conjunto de matérias publicadas sobre infância e adolescência. A cobertura se atém basicamente ao orçamento da União e a programas do governo federal, relegando a um plano secundário os estados e municípios.
Apesar de a análise ter identificado avanços qualitativos nas reportagens publicadas, o quadro ainda é preocupante. Grande parte dos jornalistas brasileiros parece não perceber a importância da mídia no fortalecimento do debate social e de propor determinados enfoques e abordagens relacionadas a assuntos de interesse público.
O estudo destaca ainda que falar sobre orçamento não se resume a reproduzir dados e previsões, pois, para além do universo dos números, é por ele que os recursos financeiros se transformam em propósitos humanos, modificando a realidade de crianças e adolescentes. Daí a importância de os jornalistas passarem a utilizá-lo como um instrumento capaz de qualificar e aprofundar a abordagem das questões sociais relativas à infância.
SERVIÇO:
Para acessar a publicação na íntegra, clique no endereço abaixo:
http://www.andi.org.br/_pdfs/analise_oca_2008.pdf
____________________________
Fonte de informação: ANDI