
As irmãs Marlene e Lelei Teixeira têm um centímetro de diferença. Marlene mede 1m11cm de altura. Lelei, 1m10cm. De uma família de quatro filhos, são as irmãs do meio. As únicas anãs. Moram juntas entre indas e vindas desde os anos 1980. Dividem um apartamento de três quartos no Bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre.
– Muita gente acha que a gente mora em uma casa de boneca, com tudo pequenininho – provoca Lelei.
Pura imaginação. O apartamento foi adaptado, mas a maioria dos móveis segue dimensões convencionais. A decoração pode ser definida como contemporânea-afetuosa: peças de design sem excessos, complementadas por fotografias e recordações de viagens. A cozinha é espaçosa. O mesão ao centro revela uma característica das irmãs. São esmeradas anfitriãs. Nesse ambiente, aparece a primeira pista da diferença: há uma banqueta em frente à pia. É assim, com banquinhos espalhados em locais estratégicos do apartamento, que elas compensam as alturas dos móveis. As únicas peças especialmente projetadas para elas são o banheiro e o quarto.
Marlene e Lelei abriram essa casa e, com ela, um rico repertório de histórias emocionantes, muitas delas duras e outras tantas cheias de humor, para contar sobre as diferenças de viver em um mundo formatado para pessoas mais altas.
(…)