Comemorações pelo mundo no Dia Internacional das Pessoas Com Deficiência

Símbolo de pessoa cadeirante formado por centenas de pequenas figuras humanas.

Por Maria Amelia Vampré Xavier, da Rede de Informações Área Deficiências e do Programa
Futuridade da SEADS-Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento
Social de São Paulo, FENAPAES, Brásilia (Diretoria para Assuntos
Internacionais), Rebrates, SP, Carpe Diem, SP, Sorri Brasil, SP, Inclusion
InterAmericana e Inclusion International em 5 de dezembro de 2009.

Foi com muita alegria e emoção que participamos ontem da comemoração em São Paulo, – uma das muitas comemorações – do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, estabelecido em todo o mundo para o dia 3 de dezembro de cada ano.

Estivemos com Jurema Marcello, nossa nora, e Mina Regen, Iracema Lazzari e outros amigos no Colóquio que ocorreu de manhã na sede da Secretaria Estadual de Direitos das Pessoas com Deficiências, em tão boa hora concebida e transformada em realidade pelo Governador José Serra, sob o comando da eminente médica professora de medicina da USP, dra. Linamara Battistela, que se esmerou para que a Secretaria que dirige com tanta competência tivesse destaque nas comemorações de ontem. E foi um sucesso total!

Tivemos em São Paulo ativistas, amigos e colaboradores de nossa causa de todo o Brasil. Destacaríamos entre tanta gente a amiga Claudia Grabois, Diretora do Instituto Municipal Helena Antipoff , Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, além de Presidente da Federação das Associações Down do Brasil, radicada no Rio de Janeiro, que vem tendo um desempenho acima da média, diríamos notável, à testa da organização nacional de pais de filhos com síndrome de Down; agora suas tarefas de multiplicaram enquanto mãe e ativista, pois foi nomeada Diretora de Instituto importante na área educacional do governo municipal do Rio de Janeiro.

Conhecíamos, claro, Claudia Grabois através de emails e informações de amigos mas foi um grande prazer conhecê-la pessoalmente e verificar o que já sabíamos, a competência e a dedicação de Claudia Grabois farão muitíssimo  pela causa de pessoas com deficiência intelectual não somente no Brasil, com ampla repercussão mundial. Sua participação no Colóquio do período da manhá,, neste festivo dia 3 de dezembro em São Paulo, trouxe força e dinamismo aos trabalhos realizados.

Houve ao meio dia nas amplas salas da Exposição a inauguração do Mural, do Painel de pessoas, entre profissionais e famílias, representantes de departamentos ligados a deficiências nos governos presentes e passados, que têm se destacado durante décadas em benefício das pessoas com deficiência, para nós especialmente a intelectual, e que mereceram terem seus rostos fazendo parte de um grande Mural. Claro que nesses casos infelizmente não é possível fazer justiça a todos que no Brasil tanto lutaram por pessoas com deficiência intelectual e outras, mas foi confortador ali vermos o querido dr. Stanislau Krynski, dra. Izabel Maior, hoje com cargo ainda mais elevado junto à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a queridíssima amiga e profissional de destaque Mina Regen, Nylse Cunha, a batalhadora das brinquedotecas no Brasil desde os anos 70, o exemplo de força pessoal e dignidade representado por dona Dorina Nowill, que criou a Fundação para o Livro do Cego há muitos anos em São Paulo, distribuindo bondade e uma vida útil a milhares de pessoas como ela que perderam a visão. Seria impossível reproduzir todos os nomes mencionados e presentes no Mural mas desejamos fazer uma alusão especial à querida amiga e lutadora de muitos anos, professora do Paraná, que a seu tempo abrilhantou a CORDE, a professora Maria de Lourdes Canziani que tanto admiramos e que ali estava em merecido destaque!

Amigos, ficamos felizes em também ter constado dessa homenagem que muito comoveu os presentes. Obrigada em nome de todos!

Houve muito mais do que isso, será preciso voltamos ao assunto para relatar como São Paulo se engrandeceu ontem com a comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, certamente, o mesmo terá ocorrido em muitos locais deste imenso Brasil!

INCLUSION INTERNATIONAL também fez grandes manifestações pelo mundo em razão desse dia importantíssimo para todo nós. Mencionaremos observações importantes para todos nós, colhidas na Internet de dados fornecidos por Inclusion International, sobre os quais devemos refletir:

“ 1. Presentemente, 75 milhões de crianças ao redor do mundo teem seu acesso à escola negado. Um terço delas são crianças com deficiências. Sem condições de ler ou escrever, elas enfrentam uma vida inteira de pobreza.

2. Juntos, podemos mudar isto! Desde 2000 com ação e cooperação entre governos, sociedade civil, e doadores, mais 40 milhões de crianças estão hoje na escola

3. A Educação para Todos (EFA – Education for All, sigla em inglês) somente acontecerá se todas as crianças receberem educação de qualidade, incluindo crianças com deficiências.

4. O fornecimento de educação de qualidade precisa de mais recursos. Os lideres dos países em desenvolvimento devem gastar 20% m educação, eliminar taxas, fornecer professores profissionais, e assegurar que crianças estejam na escola e não trabalhando. Líderes de países desenvolvidos devem fornecer sua cota justa de fundos, trabalharem juntos procurando uma resposta global, investir em professores, incluir países com maior necessidade.

5. Respeitar a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das pessoas com Deficiências significa que investimentos em educação devem incluir crianças com deficiências e assegurar que recebam o apoio individualizado de que necessitam para sua plena participação.

6. A Copa do Mundo de 2010 é um momento para todos nós brilharmos – deixemos um legado de educação. Estrelas globais de futebol, o mundo do futebol, e seu organismo diretor, a FIFA, estão por detrás da campanha 1GOAL.

COMO SE PODE AJUDAR?

Junte-se a 1Goal no site

www.join1goal.org

Mandem uma mensagem pedindo a inclusão de pessoas com deficiências na educação, usando as artes ( quadros, vídeos, desenhos, escrita) para iniative24@vsarts.org. Seu trabalho artístico será colocado numa galeria online e incluído em futuras campanhas de conscientização.

Outras comemorações ocorreram nos mais variados países nesta data de grande significado para todos nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *