Mídia e Deficiência – Imagine Glee

Patricia Almeida, sorrindo, vestindo com camiseta verde com a frase "Ser Diferente é Normal"

Por Patricia Almeida*

Glee é uma série de TV da FOX feita para adolescentes que está fazendo um estrondoso sucesso de público nos Estados Unidos. Numa típica escola de ensino médio americana, um professor idealista começa um clube onde os que fazem parte são, em sua maioria, os diferentes, seja pela maneira de se locomover, por sua aparência, ou opção sexual. Em meio a tramas típicas, a cada episódio o grupo resgata uma música de sucesso e dá a ela nova roupagem. Alguns já estão virando novos clássicos, como a versão de Dancing with Myself e esta, de Imagine, de John Lennon. No começo os compositores cobravam alto pelos direitos de reprodução. Com o estouro do seriado, são os compositores que estão correndo atrás da produção do programa. Glee é um exemplo de como um programa pode ser bom e inclusivo ao mesmo tempo. Infelizmente, contudo, ainda não conta com audiodescrição nem legendas. Além disso, o ator que faz papel de cadeirante não tem deficiência na vida real. Mas pessoas com vários tipos de deficiência já apareceram no seriado.

Glee_Imagine

Nas imagens, a turma de Glee se apresenta junto com uma escola de moças e rapazes surdos e todos cantam e sinalizam Imagine, de John Lennon.

Fonte: Fox

3 Comments

  1. Outro dia recebi um e-mail com essa apresentação de Coral de Surdos no Glee, achei maravilhoso, e foi o que me fez começar a assistir a série.
    Curso pedagogia, estou no segundo semestre, e no primeiro tive aulas focadas ao “Multiculturalismo e Diversidade”, e Glee, é um bom exemplo do gênero.
    Lamento muito não terem escolhido um cadeirante real para o papel, mas acredito que o coral de Surdos é real, ao menos o rapaz que começa a cantaracho bem realista, mas se não for, ao menos a mensagem que o video passa é importante.
    Quanto ao fato de não ser legendado, estou nesse momento na Fox, pela SKY, vendo Glee e a opção de legenda está disponível.
    Espero que curtam, nas quartas as 22hr na FOX.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *