
Agência da ONU lança Relatório de Monitorização Global de 2010 em Janeiro; crise económica mundial poderá atrasar os objectivos educacionais previstos até 2015.
O Relatório de Monitorização Global de Educação para Todos de 2010, em como alcançar crianças marginalizadas, vai ser lançado a 19 de Janeiro, na sede das Nações Unidas em Nova Iorque.
Apesar dos objectivos estabelecidos há uma década atrás, quando líderes mundiais adoptaram a Educação para Todos, milhões de crianças em todo o mundo estão a perder o seu direito à educação.
Relatório
O Relatório de Monitorização Global de 2010, mostra que o progresso geral da educação está a ser atrasado pela falha em alcançar crianças marginalizadas.
O documento analisa as razões que estão a excluir estas crianças. Na base deste problema estão factores como discriminação e desigualdades baseadas na pobreza, género, localização, etnia, deficiência e a língua.
A Unesco salienta a importância dos governos adoptarem políticas e práticas que combatam a exclusão dentro da área da educação e para além desta.
Crise
A agência da ONU afirma que a crise económica mundial poderá atrasar os objectivos educacionais previstos até 2015 ou chegar mesmo a reverter os avanços da última década.
O Relatório alude a que a crise possa criar nos países pobres uma geração de crianças, cujas vidas ficarão irremediavelmente danificadas por uma falha de protecção ao seu direito à educação.
Segundo a Unesco, a comunidade internacional deve agir urgentemente para prevenir o perigo de uma geração perdida de crianças.
Por Ana Ventura Miranda, da Rádio ONU em Nova York*
Para ouvir esta notícia clique em: http://downloads.unmultimedia.org/radio/pt/real/2010/1001042i.rm ou acesse:
http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/174525.html
_____________________________________
Fonte de informação: Envolverde/Rádio ONU