Os estudantes da rede pública de ensino com dislexia e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) poderão passar a receber, obrigatoriamente, atenção especial nas escolas em que estudam. É o que prevê proposta que está pronta para entrar na pauta de votações da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), em caráter terminativo.
A dislexia é uma disfunção neurológica que afeta a aprendizagem na área da leitura e da escrita. Não é considerada doença, mas uma dificuldade no processamento da linguagem para reconhecer, reproduzir, associar e ordenar os sons e as letras, de modo a organizá-los corretamente. O TDAH é outra disfunção neurológica, que aparece na infância e geralmente acompanha o individuo por toda a vida. Caracteriza-se por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.
O projeto de lei do Senado (PLS 402/08), do senador Gerson Camata (PMDB-ES), determina que o Poder Público mantenha programa de diagnóstico e de tratamento de estudantes da educação básica com essas duas disfunções, por meio de uma equipe multidisciplinar, com a participação de educadores, psicólogos, psicopedagogos e médicos, entre outros profissionais.
O projeto também assegura às crianças com dislexia e TDAH o acesso aos recursos didáticos adequados ao desenvolvimento da aprendizagem, bem como estabelece que o Poder Público garanta aos professores da educação básica cursos sobre o diagnóstico e o tratamento desses dois transtornos, de forma a facilitar o trabalho da equipe multidisciplinar.
O projeto original previa somente o diagnóstico e o tratamento da dislexia nas escolas. Segundo o parlamentar, as crianças com esse tipo de transtorno não recebem, atualmente, atendimento específico e especializado nas escolas públicas brasileiras.
– A criança com dislexia, devido às suas dificuldades de acompanhar o processo de aprendizagem dos demais alunos, tende a sentir-se frustrada e, pelo menos uma parte delas, pode desenvolver problemas emocionais e comportamentos anti-sociais, como excessiva agressividade ou retraimento – afirma Camata.
A matéria já foi aprovada na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Na CE, a relatora, senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), incluiu o transtorno do déficit de atenção no projeto, ao justificar que, assim como a dislexia, o TDAH também ocasiona dificuldades na escola, tanto na aprendizagem quanto no relacionamento social.
– Cabe ressaltar que o TDAH é reconhecido oficialmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e, em alguns países, seus portadores são protegidos pela lei, no que diz respeito a tratamento diferenciado na escola – justifica a senadora.
Fonte: Agência Senado
É uma notícia interessante, quando as autoridades estão se voltando para organizar e proporcionar um atendimento multidisciplinar para essas dificuldades que se apresentam na escola formal de educação básica e com isso divulgando os direitos a um tratamento diferenciado na escola, a essas crianças. O que se sabe , principalmente o que é hiperativo, todos nós temos uma dificuldade enorme para atendê-lo pois os recursos são precários e a informação também. Estive num curso: EDUCAR NA DIVERSIDADE em POA, no início de dezembro, e o que mais se ouviu dos educadores participantes, foi da dificuldade de trabalhar a inclusão desses estudantes, tendo em vista desde a falta de conhecimento do professor como dos recursos recebidos para organizar o ambiente favorável a educação dessas crianças com necessidades especiais.
Um abraço
Eloí
gostaria de saber se há algum lugar em recife que lida com deslexo gratuitamente .?
Gostaria saber se, em SE, há lugar p/tto. de dislexia e TDAH gratuito e, como ajudar minha filha, já q ñ tenho condições de colocá-la em escola particular, no aprendizado pois as escolas públicas e os professores (aqui) ainda ñ sabem lidar c/estes tipos de transtornos.
Dsd já, agradeço mt e aguardo resposta.
Prezada Andrea,
Entre em contato com a secretaria de educacao de sua cidade. O estado tem obrigacao de prover educacao adequada para sua filha.
Patricia Almeida
Equipe Inclusive
Gostaria de saber se ar algum diagnostico, para saber se tenho ou não dislexia ¿Tipo exame. Tenho algumas dificuldades no aprendizado como; leitura e interpretação e outras mais… Estudei em escola publica a maior parte da minha vida. Repeti quatro anos. Até hoje não consigo me concentrar nos estudos. Hoje tenho 37 anos. Tenho uma enorme dificuldade de expressar-me. Tenho uma péssima memoria. Não me lembro de coisas do passado. As pessoas que convivo me reprimem. Sinto-me discriminada. Estou cada vez mais isolada é depressiva. Tenho filhos e me preocupo com eles. Preciso muito da ajuda de vocês. Por favor,o que poder fazer agradeço.
GOSTARIA DE SABER SE TEM TRATAMENTO AQUI EM RECIFE?
POIS,TENHO DIFICULDADE DE INTERPRETA, LER….TENHO MEMORIA FRACA.
SOU MUITO LENTA PARA FAZER AS COISAS.PRECISO DE AJUDA.COMO FAZER É A QUEM PROCURAR?