A Rede Latino-Americana de Organizações Não Governamentais de Pessoas com Deficiência e suas Famílias (RIADIS) expressa sua mais profunda solidariedade perante a grave tragédia que padece agora, o povo irmão do Haiti.
Fomentar a capacidade das ONG de pessoas com deficiência para fazer um uso efetivo dos mecanismos de vigilância de direitos humanos das Nações Unidas, foi o objetivo do seminário realizado durante os dias 7 e 8 de janeiro, em Genebra, Suíça.
Durante o presente ano de 2010, vários países latino-americanos, que ratificaram a Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência, deverão preparar-se e apresentar relatórios ao Comitê Internacional sobre a implementação do tratado. Conseqüentemente, as organizações de pessoas com deficiência e outras entidades relacionadas com a matéria, deverão vigiar a qualidade e rigor desses relatórios, buscando garantir que estejam refletindo a realidade.
A partir do último 16 de novembro de 2009, o Estado Boliviano se converteu no décimo oitavo Estado latino-americano em fazer parte da Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.
7 e 8 de janeiro, 2010. A RIADIS participa no seminário sobre os “relatórios sombra”. A Presidenta e Vice-presidente da RIADIS, Regina Atalla e Facundo Chavez, respectivamente, participaram de um seminário orientado a estimular a capacidade das ONG de pessoas com deficiência para fazer uso efetivo dos mecanismos de vigilância de direitos humanos das Nações Unidas. Organizado pela Aliança Internacional sobre Deficiência (Internatinoal Disability Alliance / IDA), foi celebrado em Genebra, Suíça.