De acordo com a agência da ONU, alguns hospitais chegam a realizar 100 amputações por dia; cuidados especiais são necessários para evitar infecções.
Milhares amputados
Julia Borba, da Rádio ONU em Nova York*
A Organização Mundial da Saúde divulgou nesta terça-feira que está priorizando os cuidados com pacientes amputados, conforme decisão do governo do Haiti. Até então, as cirurgias de emergência eram o foco dos atendimentos hospitalares.
O porta-voz da OMS, Paul Garwood, informou que milhares de haitianos sofreram a retirada de algum membro. Alguns postos de atendimento chegam a realizar de 30 a 100 amputações por dia.
Cuidados
Segundo Paul Garwood, também há urgência no tratamento pós-operatório, para evitar as infecções.
O objetivo é dar atenção e tratamento fisioterápico aos pacientes com lesões traumáticas e amputações, para que a recuperação deles seja mais rápida.
A OMS aponta ainda a reabilitação adequada como peça fundamental para evitar deficiências a longo prazo, e assim, reduzir as consequências econômicas para as famílias.
A agência da ONU afirma que 48 das 59 instituições hospitalares do Haiti estão funcionando, mas encontram dificuldade de suprir a demanda.
Fonte: Radio ONU
http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/175703.html
Faço o curso de fisioterapia 7º periodo, meu trabalho de conclusão de curso TCC, fala sobre a reabilitação de amputados e como fazer para reabilita-los formo no fim do ano e gostaria de ter mas contato com este assunto caso haja interesse por façor mande material e contato agraço.