Depois de um breve recesso, o Podcast Acessando Lucília está de volta. A sexta temporada chega com episódios inéditos, reflexões potentes e conversas necessárias sobre acessibilidade, diversidade e os direitos das pessoas com deficiência.
O programa de estreia traz como tema a pesquisa considerada revolucionária sobre a polilaminina, uma substância desenvolvida a partir de uma proteína natural que demonstrou capacidade de regenerar lesões na medula espinhal. O estudo clínico, desenvolvido há mais de 20 anos por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), vem apresentando resultados promissores e já impacta a comunidade científica nacional e internacional, sendo apontado como uma das descobertas mais relevantes no campo do tratamento de lesões medulares, renovando a esperança de milhares de pessoas com lesão medular.
Resultados iniciais indicam que pacientes que perderam movimentos em decorrência de lesões graves conseguiram recuperar parte — e, em alguns casos, a totalidade — da mobilidade e a reativação de algumas funções após a aplicação da terapia experimental. Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a primeira fase de testes regulatórios em humanos, que agora vai avaliar a segurança e a eficácia da substância em um novo grupo de pacientes.
A convidada do episódio é Tatiana Sampaio, professora e bióloga, chefe do Laboratório de Biologia da Matriz Extracelular do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ e líder da pesquisa sobre a polilaminina. À frente de equipes multidisciplinares, a pesquisadora tem contribuído de forma decisiva para o avanço de terapêuticas inovadoras voltadas ao trauma medular, abrindo novas possibilidades e reforçando o papel da ciência brasileira na produção de conhecimento científico e tecnológico.
Participação especial de Jairo Marques, jornalista da Folha de São Paulo, chefe de reportagem da Agência Folha e colunista do Cotidiano. Cadeirante desde a infância, ele é uma das vozes mais importantes do jornalismo brasileiro quando o assunto é acessibilidade, inclusão e direitos das pessoas com deficiência, sempre com olhar crítico, sensível e bom humor.
Quer participar deste episódio do Podcast Acessando Lucilia?
Envie sua pergunta pelo WhatsApp (21) 98875-7973 e diga:
- Nome, idade
- Cidade / Estado
- Tipo de lesão
- Tempo de lesão
O bate-papo, que é uma parceria com a Inclusive News, conta com intérprete de libras e é transmitido toda terça-feira, às 18h, no canal do ACESSANDO LUCÍLIA no Youtube.