Uma novidade em Tramandaí tem chamado a atenção de banhistas que chegam à praia por meio do acesso existente em frente à Avenida da Igreja. Em janeiro, uma rampa para deficientes físicos foi instalada no local para permitir que todos frequentem a beira-mar.
Feita em concreto e madeira tratada, a estrutura atende a uma solicitação feita pela Associação dos Amigos de Pessoas com Deficiência de Tramandaí. Em janeiro, a entidade protocolou junto à prefeitura o pedido de instalação. Duas semanas depois, a rampa já estava pronta.
– Era um sonho antigo da associação. É a primeira rampa instalada no Estado e a segunda no país. Existe uma em Santos, mas a de lá não é fixa, como a nossa – explicou Nanci Damiani Paz, presidente da entidade.
De acordo com a associação, cerca de 900 moradores de Tramandaí são cadeirantes ou possuem alguma deficiência motora. Entre eles está o marido de Nanci, que passou a se locomover com a ajuda de muletas após sofrer um atropelamento, em 1994.
– Assim como ele, muitos outros deficientes tinham dificuldade para chegar à praia. Estamos trabalhando a acessibilidade universal na nossa cidade – disse ela.
A rampa. instalada perto da guarita 145. tem 30 metros de extensão e dois de largura. Ela deverá ganhar corrimãos para que deficientes visuais também possam utilizá-la com segurança.
– É uma pequena grande obra de cunho social. Antes, os deficientes físicos dependiam da ajuda de salva-vidas para chegarem à praia – afirmou o secretário de Obras de Tramandaí, José Eurico Bitencourt Machado.
A estrutura custou R$ 2 mil. A prefeitura estuda a instalação em outros pontos.
Fonte: Zero Hora