Começam amanhã as inscrições para a 5ª edição do prêmio “Educar para a Igualdade Racial”. A iniciativa visa apoiar práticas pedagógicas e de gestão escolar preocupadas com a valorização da diversidade, como estratégia para erradicação do racismo e do preconceito existentes na sociedade brasileira.
Os interessados devem se inscrever até o dia 7 de maio pelo site www.ceert.org.br ou pelos correios, enviando a ficha de inscrição para o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades – CEERT (Rua Duarte de Azevedo, nº 737, bairro Santana, CEP 02036-022, São Paulo-SP). O prêmio tem abrangência nacional e é destinado a professoras, professores e representantes da gestão escolar, nas modalidades educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
O pacote da premiação inclui curso de formação e um acompanhamento de até doze meses das escolas selecionadas, além de um valor em dinheiro. A diretora executiva do CEERT, Cida Bento, afirma que o curso oferecido é uma oportunidade para aprofundar o tema e compartilhar experiências de sucesso. “Convidamos grandes especialistas para falar sobre conceitos, marcos legais e estatísticas ligadas à questão racial no Brasil”, enfatiza.
Desde 2002, um acervo de mais de mil práticas escolares foi desenvolvido nas cinco regiões do país e em cada um dos 27 estados da federação. Por isso, o prêmio é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) como uma das principais ações realizadas pela sociedade civil de promoção da igualdade étnico-racial. É também uma das principais ações de implementação da Lei 10.639/03, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), implementando o ensino da cultura africana.
O prêmio “Educar para a Igualdade Racial” é realizado bianualmente e aceita inscrições de práticas desenvolvidas até dois anos antes do ano de abertura do edital, sendo proibido concorrer práticas iniciadas ou que se iniciarão no ano de abertura. O evento é organizado pelo CEERT, em parceria com o Grupo Santander e a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR).
___________
Fonte: ANDI