Relações raciais na escola

Está no ar o hotsite Relações Raciais na Escola. O projeto apresenta os resultados de uma consulta realizada em escolas brasileiras para verificar a percepções da comunidade escolar sobre as relações raciais na escola e a Lei 10.639/2003, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e estabelece a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana na educação básica pública e privada de todo país.

A lei é um marco na luta pela superação da desigualdade racial na educação pública brasileira e constitui importante medida de ação afirmativa sintonizada com reivindicações históricas do movimento negro.

Reconhecendo relevância da Lei 10.639/03, a Ação Educativa, o Ceert e o Ceafro, em parceria com o Movimento Inferfóruns de Educação Infantil (Mieibi) e o Núcleo de Relações Étnico-Raciais e de Gênero da Secretaria municipal de Educação de Belo Horizonte, uniram forças para idealizar e aplicar uma Consulta em escolas públicas, que pudesse assinalar as possibilidades e os desafios para a implementação da lei.

A Consulta foi realizada em São Paulo, Salvador e Belo Horizonte, junto a um total de 15 escolas de educação infantil e ensino fundamental da rede municipal de ensino. A intenção de ouvir a voz e reconhecer as comunidades escolares como sujeitos de direitos, que expressam posições e que podem apontar caminhos, é central na concepção da Consulta.

O livro publicado com seus resultados e a reprodução dele feita nesta website são dirigidos as pessoas envolvidas no processo educacional, interessadas no tema educação e no tema relações raciais. O objetivo de trazer a público estes resultados nestas plataformas é justamente publicizar estas vozes e opiniões, com o intuito de contribuir para o aprimoramento das políticas públicas, dos conteúdos programáticos e das práticas educacionais e do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas.

As seções do website trazem um pouco de história e dados sobre as relações étnico-raciais na escola no Brasil; informações sobre o processo da consulta, os métodos e instrumentos utilizados e o perfil dos participantes; desafios para a implementação da lei, com recomendações e perspectivas que apareceram ao longo do processo; e documentos, leis e um glossário.

Também é possível comprar o livro, com a íntegra dos resultados da pesquisa.

Imprensa:
Michelle Prazeres e Roberto Furuya / Ação Educativa
(11) 3151-2333 Ramais 160 e 133
michelle.prazeres@acaoeducativa.org
roberto.furuya@acaoeducativa.org
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Fonte: Ação Educativa

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