O direito à educação dos presos no Brasil: perspectivas do direito ao acesso à educação no sistema prisional e atual normatização processual e de execução penal, por Justino de Mattos Ramos Netto. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
RESUMO/ABSTRACT
O presente trabalho acadêmico busca estudar a importância do direito à educação dos presos e as conseqüentes perspectivas das normas processuais penais e de execução penal em relação a esse direito constitucionalmente previsto pela Constituição brasileira. Afirma a importância, no atual Estado Democrático de Direito, de obedecer aos ditames da Constituição Federal de fornecer indistintamente a qualquer pessoa o direito à educação fundamental. Desenvolve, por meio de pesquisas bibliográficas, estudos acerca da educação na norma constitucional brasileira atual e suas raízes históricas, bem como sua interligação com o direito processual penal e de execução penal, além de discorrer sobre a própria evolução dos princípios do direito processual penal na Constituição brasileira vigente. Busca apontar os fins do processo penal e a necessidade da plena observância do princípio da dignidade da pessoa humana em relação à educação, demonstrando, ainda, como é importante educar os prisioneiros que estão atualmente descontando pena privativa de liberdade em regime fechado, para com isto facilitar a sua ressocialização. Estuda as decisões jurisprudenciais e seus embasamentos teóricos em relação ao instituto da remição pelo estudo e sua aplicabilidade em face do ordenamento jurídico. Aponta a necessidade de fornecer integral apoio às condições de acesso à educação do preso como finalidade de agir das políticas públicas na melhoria da sociedade, pautada pelos princípios da igualdade e da legalidade que constituem verdadeiros requisitos para a existência do Estado Democrático de Direito. Indica, ainda, o presente trabalho acadêmico a real importância da educação do preso como forma de prevenção criminal, inclusive com a diminuição da reincidência no crime.
Meu caro Justino,
Trabalho há 16 anos em uma das mais eficientes penitenciárias de MG; paralelamente estou concluindo minha graduação em Letras pela UNIMONTES, como desejo continuar meus estudos e pesquisas e necessito continuar a trabalhar, vi em seu projeto uma perspctiva de conciliar meu papel social de educadora e minha função profissional de Agente de Segurança Penitenciária.Gostaria muito de manter contato, trocar ideias e experiências.
meu email é leilinha_unaimg@hotmail.com
Parabéns.
Prezada Leila,
Encaminhamos seu comentario.
Atenciosamente,
Patricia Almeida
Rquipe Inclusive
senhores preciso de mais irformaçao sobre educaçao nas prisao pois estou fazendo um projeto na faculdade integrado que fala sobre a educaçao na no presidio
GOSTARIA DE SABER SOBRE O ENSINO SUPERIOR NA PENITENCIARIA DE BRASILIA DF,
TENHO UM FILHO QUE ESTAVA CURSANDO LETRAS, E TINHA 20 ANOS ,HOJE COM 22,QUERIA MUITO E ELE TAMBEM CONTINUAR SEUS ESTUDOS.ABRAÇO AGUARDO RESPOSTA
POR FAVOR ME RESPONDA COMO MEU FILHO PODE CONTINUAR A FACULDADE NO PRESIDIO