O direito à educação dos presos no Brasil: perspectivas do direito ao acesso à educação no sistema prisional e atual normatização processual e de execução penal

O direito à educação dos presos no Brasil: perspectivas do direito ao acesso à educação no sistema prisional e atual normatização processual e de execução penal, por Justino de Mattos Ramos Netto. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Link para download.

RESUMO/ABSTRACT

O presente trabalho acadêmico busca estudar a importância do direito à educação dos presos e as conseqüentes perspectivas das normas processuais penais e de execução penal em relação a esse direito constitucionalmente previsto pela Constituição brasileira. Afirma a importância, no atual Estado Democrático de Direito, de obedecer aos ditames da Constituição Federal de fornecer indistintamente a qualquer pessoa o direito à educação fundamental. Desenvolve, por meio de pesquisas bibliográficas, estudos acerca da educação na norma constitucional brasileira atual e suas raízes históricas, bem como sua interligação com o direito processual penal e de execução penal, além de discorrer sobre a própria evolução dos princípios do direito processual penal na Constituição brasileira vigente. Busca apontar os fins do processo penal e a necessidade da plena observância do princípio da dignidade da pessoa humana em relação à educação, demonstrando, ainda, como é importante educar os prisioneiros que estão atualmente descontando pena privativa de liberdade em regime fechado, para com isto facilitar a sua ressocialização. Estuda as decisões jurisprudenciais e seus embasamentos teóricos em relação ao instituto da remição pelo estudo e sua aplicabilidade em face do ordenamento jurídico. Aponta a necessidade de fornecer integral apoio às condições de acesso à educação do preso como finalidade de agir das políticas públicas na melhoria da sociedade, pautada pelos princípios da igualdade e da legalidade que constituem verdadeiros requisitos para a existência do Estado Democrático de Direito. Indica, ainda, o presente trabalho acadêmico a real importância da educação do preso como forma de prevenção criminal, inclusive com a diminuição da reincidência no crime.

5 Comments

  1. Meu caro Justino,
    Trabalho há 16 anos em uma das mais eficientes penitenciárias de MG; paralelamente estou concluindo minha graduação em Letras pela UNIMONTES, como desejo continuar meus estudos e pesquisas e necessito continuar a trabalhar, vi em seu projeto uma perspctiva de conciliar meu papel social de educadora e minha função profissional de Agente de Segurança Penitenciária.Gostaria muito de manter contato, trocar ideias e experiências.
    meu email é leilinha_unaimg@hotmail.com
    Parabéns.

  2. GOSTARIA DE SABER SOBRE O ENSINO SUPERIOR NA PENITENCIARIA DE BRASILIA DF,
    TENHO UM FILHO QUE ESTAVA CURSANDO LETRAS, E TINHA 20 ANOS ,HOJE COM 22,QUERIA MUITO E ELE TAMBEM CONTINUAR SEUS ESTUDOS.ABRAÇO AGUARDO RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *