
De 07 a 10 de junho, acontece em Brasília, o Seminário Internacional “Educação em Prisões: Convergências e Perspectivas”. Promovido pelo Ministério da Justiça e pelo Ministério da Educação, em parceria com a OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos), o evento ocorre após a aprovação das Diretrizes Nacionais para educação nas prisões, publicada no Diário Oficial da União dia 20 de maio.
A resolução, aprovada pelo Conselho Nacional de Educação, dispõe sobre diretrizes para a oferta de educação para jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais de todo o país. Desde 2006, governo e organizações da sociedade civil se articulam para aprovar esta resolução. Na última semana de maio, também foi sancionada lei que determina a instalação de salas de aulas nos presídios do país.
Segundo o Ministério da Justiça, participarão do seminário os representantes das pastas de Justiça e Educação de todas as unidades da Federação e Distrito Federal, autoridades e especialistas nacionais e internacionais vinculados ao tema do evento, além de representantes da Sociedade Civil.
O evento tem como objetivo promover o diálogo entre os atores envolvidos com Segurança Pública e Educação, através da articulação de redes nacionais e internacionais. Outras metas são: buscar convergências, consolidar conquistas e introduzir inovações no campo da Educação em Prisões, à luz das novas Diretrizes Nacionais para a oferta de educação nos estabelecimentos penais.
O Ilanud desenvolve ações para garantir o direito humano à educação das pessoas presas, juntamente com organizações como Ação Educativa, Alfasol e Instituto Paulo Freire e participará do evento, como convidado.
_____________
Fonte: ILANUD
Boa Noite!
Sou Pedagoga na Escola do Sistema Prisional (Penitenciaria Agostinho de Oliveira Junior) Unai – MG
e quero saber se existe a possibilidade de particiapar do Seminário Internacional Educação em Prisões – Convergências e Perspectivas.
Desde agradeço e aguardo resposta