Inclusão social de alunos com necessidades educacionais especiais em contexto escolar por atores sociais da escola

Inclusão social de alunos com necessidades educacionais especiais em contexto escolar por atores sociais da escola, por Daniele Aparecida da Silva. Universidade Federal da Paraíba.

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RESUMO/ABSTRACT

A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular, representa uma alternativa viável para a inclusão social dessa parcela da população historicamente excluída dos seus direitos de cidadãos. Contudo, sabe-se das reais condições enfrentadas por aqueles que defendem e atuam dentro da proposta de inclusão social. Objetivo: É propósito deste estudo, analisar os significados da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no cotidiano da escola, pelos atores sociais que circulam neste tipo de instituição. Metodologia: Foi realizada pesquisa de campo do tipo etnográfica, com aplicação de observação participante e entrevistas semi-estruturadas, numa escola regular do ensino fundamental, localizada na cidade de João Pessoa-PB. O critério adotado para o recorte da escola foi o maior número de alunos matriculados com necessidades educacionais especiais, em comparação às outras escolas de ensino regular da mesma cidade. Participaram da pesquisa 99 atores sociais, 15 alunos com necessidades e 55 alunos sem necessidades educacionais especiais, 10 professores e 19 pessoas da administração da escola. Utilizou-se na análise de dados a análise de conteúdo temática de base lexical e contextual com apoio do sistema ALCESTE de análise de dados textuais. Resultados: A análise realizada aponta para quatro significados da inclusão social de alunos com necessidades educacionais especiais capturados pela observação participante no contexto da escola com professores, pessoal administrativo e de apoio: Direito à Escola Comum com 33.33%; Planejamento Escolar e Inclusão com 29,17%; O que é Exclusão/Inclusão Social? Com 16,67%; Comprometimento: Escola e Família com 20,83%. Os significados da inclusão por alunos com necessidades educacionais especiais capturados pela entrevista semi-estruturada com os próprios alunos com necessidades especiais, configuraram-se em seis significados: o significado que obteve maior percentual foi Sofrimento Ético-Político (33,33%), seguido pela Preservação de Si (19,44%), Eu e o Outro com (16,67%) ocupa o terceiro lugar, Bons e Maus encontros: Aproximação e Afastamento (11,11%), em quarto lugar; Igualdade e Diferença (10,19%), em quinto lugar, Criança Normal que Brinca e Estuda (9,26%). Quanto aos alunos sem necessidades educacionais especiais configuraram pela entrevista semi-estruturada a inclusão social de alunos com necessidades educacionais especiais como Igualdade e Diferença (72,29%), seguindo-se pelo significado, Criança que Brinca e Estuda (11,75%), Família e Cotidiano (8,73%) e Exclusão pela Pobreza (7,23%). Conclui-se que os significados da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais colocam-se como indicadores para a reflexão continua do que é inclusão em contextos escolares, evidenciada pelos que vivenciam nas mais diferentes formas, essa situação no cotidiano.

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