Duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa se destacaram nacionalmente com trabalho de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. As Escolas Municipais “Professora Agenoridas Stadler”, no Cara-Cará, e “Professor Aristeu Costa Pinto”, na Ronda, foram contempladas pelo prêmio Experiências Educacionais Inclusivas: a escola aprendendo com as diferenças, concedido pelo Ministério da Educação. As escolas foram recompensadas com Salas de Recursos Multifuncionais.
O reconhecimento nacional é um atestado da excelência do serviço prestado pela Secretaria Municipal de Educação na educação inclusiva. O êxito no processo de ensino/aprendizagem, principalmente no caso dos alunos com necessidades especiais, tem no professor seu principal agente, avalia a secretária Zélia Marochi. De acordo com ela, toda essa ação docente é respaldada pela formação contínua dos professores, para que haja o acompanhamento às mudanças e esta ação é sempre intencional e tem como objetivo o aprendizado do aluno. “A educação inclusiva é um ato civilizatório, por isso é necessário extrapolar os muros da escola. A sociedade precisa pensar a educação especial, pois conviver com o diferente faz parte da democracia”, diz.
A escola Agenoridas Stadler se destacou com o caso de uma aluna com o diagnóstico de transtorno global do desenvolvimento, hoje com 9 anos. A Secretaria Municipal de Educação chegou até a menina a partir de relatos da vizinhança e conseguiu encaminhar a crianças para um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Quando começou a ser educada, a menina não falava, não andava, era reclusa, e estava debilitada física e mentalmente. “Esse foi o caso mais complexo e difícil que cuidei em 38 anos de trabalho com a educação”, define Zélia. “Hoje ela é outra criança”, completa a secretária. Na escola, a menina permanece na mesma sala que as demais crianças e a Secretaria Municipal de Educação disponibilizou um professor a mais para cuidar da educação dela. A criança fica 40h semanais na escola, sendo 20h no contra-turno, com atividades especialmente preparadas para ela.
___________________________________