MANIFESTO DE REPÚDIO
O Conselho Nacional dos Centros de Vida Independente – CVI-Brasil, por meio de seu Conselho Diretor, vem a público manifestar seu repúdio e perplexidade diante do brutal ataque criminoso contra o Centro de Vida Independente do Amazonas (CVI-AM) e, especialmente, contra seu presidente, Ronaldo André Brasil, que levou três tiros. Vejam a notícia no link www.d24am.com/tags/cviam/4406.
Esperamos que as autoridades competentes façam uma criteriosa investigação dos fatos que levaram a esse desfecho trágico e punam os culpados. Gostaríamos de obter informações sobre o processo de investigação, que podem ser enviadas nos endereços de e-mail abaixo.
O CVI-Brasil expressa sua solidariedade à família de Ronaldo André e a todos os integrantes do CVI-AM, lamentando profundamente o ocorrido.
Sobre os Centros de Vida Independente
Os Centros de Vida Independente (CVI) são organizações não-governamentais de defesa de Direitos Humanos, com foco na autonomia e emponderamento da pessoa com deficiência.
A Filosofia de Vida Independente foi criada nos Estados Unidos, na década de 70 do século passado. Nasceu, então, o Movimento de Vida Independente e os CVIs se proliferaram pelo mundo, tendo entidades em vários países da Europa e América Latina, além dos EUA. No Brasil, existem cerca de 15 CVIs.
O CVI-AM foi criado em 2005, com apoio do CVI-Brasil.
O conceito de Vida Independente é, hoje, reconhecido e respeitado internacionalmente já que é parte integrante da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência das Nações Unidas (ONU).
Katia Fonseca
Presidente do CVI-Brasil