“Perante os múltiplos desafios suscitados pelo futuro, a educação surge como um trunfo indispensável para que a humanidade tenha a possibilidade de progredir na consolidação dos ideais da paz, da liberdade e da justiça social. No desfecho de seus trabalhos, a Comissão faz questão de afirmar sua fé no papel essencial da educação para o desenvolvimento contínuo das pessoas e das sociedades: não como um remédio milagroso, menos ainda como um “abrete sésamo” de um mundo que tivesse realizado todos os seus ideais, mas como uma via – certamente, entre outros caminhos, embora mais eficaz – a serviço de um desenvolvimento humano mais harmonioso e autêntico, de modo a contribuir para a diminuição da pobreza, da exclusão social, das incompreensões, das opressões, das guerras…”
Assim inicia o trabalho de Jacques Delors, A educação ou a utopia necessária, que abre a publicação “Educação: um tesouro a descobrir”. A publicação, lançada pela Organização para Educação, Ciência e Cultura das Nações Unidas – UNESCO, destaca o Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, de 1996. A publicação fornece as principais pistas e recomendações do Relatório original para o delineamento de uma nova concepção pedagógica para o século XXI.
Título original: Learning: the treasure within; report to UNESCO of the International Commission on Education for the Twenty-first Century (highlights)
Brasília: UNESCO, Faber-Castell, 2010. 46 p.
Download em português neste link.
Veja como adquirir a versão em português.
Com informações da UNESCO.