Uma organização belga não governamental de defesa dos direitos dos portadores de deficiência, a CAP 48, publicou um anúncio (acima) de uma mulher sem uma das mãos como se fosse uma peça publicitária de sutiã.
O anúncio diz “Regardez moi dans les yeux … J’ai dit les yeux” (“Olhe nos meus olhos… Eu disse: nos olhos!”).
A moça se chama Tanja Kiewitz e nunca foi modelo.
Johan Stockmann, assessora de comunicação da ong, disse que a proposta do anúncio é tentar mudar a maneira como as pessoas olham as pessoas com deficiência, constrangendo-as. Afirmou que, mesmo no caso de Tanja, uma bela mulher, “as pessoas olham para a amputação”.
Tanja trabalha na agência de publicidade que produziu o anúncio, a Air. Ela disse: “As pessoas geralmente pensam que os deficientes não têm uma personalidade, que são estranhas. Elas têm de ver que eu sou uma mulher acima de tudo, que posso ser bonita e sexy, e que a minha deficiência é algo secundário.”
Ela informou que hesitou em posar para o anúncio. “Meu braço sempre foi algo muito íntimo para mim.” Disse que teve o apoio dos amigos e que, diante do fotografo, só perdeu o nervosismo “depois de alguns copos de vinho”.
Ela não disse por que teve de amputar a mão.
Com informação do Global Post.
______________
Fonte: PauloPes