Obesidade infantil é um fator de exclusão social

Menino pensa em exercícios físicos enquanto é "atacado" por refrigerantes e sanduíches

Por Adilson Camargo

Por si só, a criança obesa ou com sobrepeso tende a se isolar dos demais colegas de classe, especialmente nas aulas de educação física. Essa foi a conclusão a que chegou o professor Alex Batalha Machado, que trabalha em duas escolas municipais e uma estadual, com alunos entre 6 e 12 anos.

Ele relata que as crianças com uns quilinhos a mais vivem inventando alguma desculpa para não participar das atividades. Por serem mais pesados e rechonchudos, nem sempre conseguem fazer os exercícios e, por isso, viram motivo de chacotas entre os colegas. Na hora de escolher o time, normalmente, são eles que ficam por último. Constrangimentos, como esse, e sentimento de rejeição afastam os gordinhos das aulas de educação física.

A saída que Alex encontrou para motivá-los a gostar da aula foi encontrar atividades que eles pudessem participar sem nenhuma dificuldade. O cabo de guerra é uma delas. Como os gordinhos são mais fortes, eles vencem com mais facilidades as disputas e são os primeiros a serem escolhidos pelos colegas.

Recentemente, Alex lançou o livro “Obesidade Infantil Não é Brincadeira”, em que ele relata sua experiência e fala da importância da ação preventiva. Segundo ele, a escola tem um papel fundamental no trabalho de prevenção, principalmente, entre os alunos mais novos.

Na avaliação dele, criar hábitos saudáveis é mais fácil e duradouro do que mudar hábitos já consolidados. Alex lembra que a atividade física faz bem para o organismo, além de ajudar na coordenação motora, no equilíbrio, na agilidade, no ritmo e na força do praticante.

Dieta

Já uma alimentação saudável é capaz de influenciar no nível de aprendizado do aluno. De acordo com a nutricionista Fabiana Pelegrin Cogo dos Santos, células saudáveis favorecem o raciocínio e a memorização.

Daí a importância para que as escolas e também as respectivas cantinas deem preferência aos alimentos assados, aos sucos, barras de cereal, frutas, etc.

Além de todos os problemas que causam à saúde, Fabiana diz que o sobrepeso e a obesidade podem ser responsáveis também por problemas sociais, como o bullying. As brincadeiras e as ofensas por causa dos quilos a mais podem ter um efeito devastador na personalidade da criança ou adolescente.

O professor de educação física faz um alerta aos pais. Segundo Alex, as crianças tendem a seguir o exemplo dos pais. Por isso, é importante que eles também sejam adeptos de uma alimentação equilibrada e saudável e de atividades físicas também.

Sair para passear com os filhos ou participar das brincadeiras com eles é uma forma de ajudar. De acordo com ele, é muito grande o índice de crianças que ficam em casa sentadas na frente do computador ou da TV, “praticando” o sedentarismo.

O professor ressalta também que não é preciso pressionar os filhos pequenos para perder peso. Como eles estão em fase de crescimento, só o fato de não engordar já é o suficiente para comemorar.
____________________

Iniciativas

A Secretaria de Estado da Educação, por meio do Departamento de Suprimento Escolar (DSE), informa que existe um planejamento cuidadoso do cardápio que é oferecido aos alunos das escolas públicas estaduais. O objetivo, segundo a secretaria, é garantir a quantidade e a qualidade dos nutrientes das refeições servidas nas escolas.

Por sua vez, Secretaria Municipal de Educação, através do Departamento de Merenda Escolar, informa que o cardápio servido aos alunos da rede municipal segue resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que preconiza o uso de quantidades restritas de sódio, gordura saturada e gordura trans.

Além disso, o cardápio oferecido é isento de frituras, sem sobremesas doces ou lácteas, e existe o uso frequente de alimentos integrais. De acordo com a secretaria, também são passadas orientações para as merendeiras quanto à quantidade a ser oferecida (porções) para que se evite os excessos.

___________

Fonte: JC Net

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *