No calor insuportável das últimas noites, há um incerto alívio quando sentimos alguma brisa para nos aliviar. Mas se nos transpormos para corpos também encarcerados, qual será nossa sensação térmica? Qual será o calor inumano que nos cerceará? Será que estamos vestindo, ultimamente, o avatar de alguns sujeitos que chamamos de deficientes? Então, se aspiramos outras formas de calor humano, talvez nos ajude o conhecer e re-conhecer estes sujeitos. Tomando conhecimento crítico da forma como vem sendo torturados, mal-tratados, subjugados, escravizados, abusados, violentados, “enjaulados”, e, ainda podendo, experimentalmente, ser cobaias humanas. Ontem, eram chamados de ”retardados mentais”. Hoje, devem ser, respeitosamente, consideradas: são as pessoas com deficiências intelectuais.
Imagem Publicada – uma fotografia em preto e branco, onde se vê uma grade, e atrás dela um corpo humano deitado de lado, do qual só vemos uma mão que se agarra à uma das barras, e seus pés que saem para fora da grade que o aprisiona. Esta foto é parte de uma campanha da OMS pelo fim dos manicômios ou outras formas institucionalizadas de encarceramento de pessoas com transtornos mentais, inclusive pessoas com deficiências ou não. (autoria Harrie Timmermans)
LEIAM O TEXTO NA ÍNTEGRA EM:
Para os Brandons, Sebastianas, Zaqueus, Ruis e muitos outros/outras ainda em situação de vulneração, exploração, cárcere, escravidão ou institucionalização definitiva é que devemos, urgentemente, confirmar o seu resgate para além das grades visíveis, assim como das mais tenazes: as invisíveis de nossos estigmas e preconceitos.
copyright jorgemarciopereiradeandrade ( 2010-2011 – favor citar o autor e as fontes em republicações livres na Internet ou outros meios de comunicação de massa)
Leia também no Blog – Saúde Mental e Direitos Humanos – Desafio Ético para a Cidadania
Veja a dura realidade dos MANICÔMIOS JUDICIÁRIOS NO BRASIL
A CASA DOS MORTOS
Sobre Brandon
Sobre Sebastiana
Sobre Zaqueu (Entre Jaulas e Exclusões)
Sobre Rui (Maus-tratos: Deficiente mental escravizado 24 anos)
Declaração de Montreal Sobre a Deficiência Intelectual : http://www.defnet.org.br/decl_montreal.htm
China – Deficientes mentais vendidos como escravos para fábrica http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1735318&seccao=%C1sia
Fonte: InfoAtivo.DefNet