Os desafios e as superações de quem tem síndrome de down

A artista plástica Melina Pedroso mostra sua obra - 3 flores vermelhas plantadas em vasos
A artista plástica Melina Pedroso mostra sua obra - 3 flores vermelhas plantadas em vasos

No Diversidades desta semana você vai conhecer o universo muito especial de pessoas com síndrome de down. O programa mostra o cotidiano de três personagens sensíveis, afáveis e bastante espertos com relação a tudo o que acontece em volta. São personagens da vida real que lutam pela inclusão e que, com o apoio da família, superaram o preconceito e a discriminação.

Fernanda Amaral, de 5 anos é a alegria da casa. Caçula de uma família de três filhos, ela nasceu com síndrome de down. Os exames durante o pré-natal não acusaram o problema genético. A notícia, recebida pelo pai primeiramente, só veio no dia do nascimento. “A pediatra me perguntou se eu não havia notado nada de diferente. Eu disse que era leigo e que achava que estava tudo normal. Foi quando ela disse que a Fernanda tinha traços de síndrome de down. O chão saiu dos meus pés naquele momento, mas eu falei que mesmo com a síndrome ou não, ela seria amada”, conta o pai, Hernando Brasil. Hoje Fernanda estuda em uma escola regular e leva uma vida regada de amor e atenção. “Por lei, eu poderia pedir uma pensão por invalidez para a Fernandinha por ela ter síndrome de down, mas eu não quis. Eu acredito que ela é capaz e que ela pode levar uma vida como outra criança qualquer”, afirma Jerusa Amaral, mãe de Fernanda.

Os inúmeros exemplos do sucesso de pessoas com síndrome é o que mais motiva os pais de Fernanda. Um modelo de superação pode ser contado na história de vida de Rodrigo Marinho. Mesmo com síndrome de down ele é funcionário em um gabinete na Câmara dos Deputados. Aos 39 anos, Rodrigo fala com sabedoria sobre sua condição. “Eu nasci para uma missão: fazer os outros felizes. Eu venci o preconceito. Vamos acabar com o preconceito…”.

Você vai conhecer também no Diversidades a vida de Melina Pedroso, de 27 anos. Ela conta que muito cedo descobriu a paixão pelas artes plásticas. Começou a pintar por influência da mãe, e atualmente Melina é conhecida nacionalmente pelos quadros que faz usando cores fortes e representando o mundo que vê a sua volta. “Você tem que dizer pra você mesma que você é capaz, que você consegue. Que delícia, que prazer que eu sinto em pintar”, conta.

O programa desta semana está especial!

Diversidades – histórias de brasileiros… de verdade!

O programa pode ser visto também no YouTube. Acesse: http://www.youtube.com/user/canaldiversidades

E mais! O Diversidades tem um blog exclusivo, onde você pode encontrar dicas de sites e links interessantes: http://canaldiversidades.blogspot.com

Fonte – TV Justiça

3 Comments

  1. Muito boa esta reportagem sobre o sindrome de down,proque muitos não acreditam que quando eles são estimulados desde o nascimento, podem sim ter uma vida normal.

  2. Como mãe de Mário(SD), me sinto feliz em saber do progresso de outros jovens diferentes que buscam seus espaços na sociedade. Acabamos de retornar de um momento de felicidade e superação de meu filho Mário realizado através de uma pista de patinação no gelo!Maravilha! Confesso que ainda hj em algumas situações me sinto insegura. Pessoas que passavam pelo local, paravam para ver perfeição com equilíbrio e total controle. Parabéns aos jovens e também ao meu filho Mário que supera seus limites todos os dias quando sai para o trabalho. Isvanil. Dou graças a Deus a todas as benção(superação) de nossas vidas.

  3. Fico muito fortalecida e sinto a esperança brotar mais e mais forte dentro de mim com todas essas informações sobre cidadania e respeito a vida das pessoas com síndrome de down. Sou mãe da Juliana K. da A.Vieira, uma adolescente linda com Síndrome de Down e que na verdade nem me lembro disso na maior parte do tempo. Ele frequenta o 7 ano de um colégio convencional, a única Down de um universo de 1.800 alunos. Faz muitas outras coisas e já é totalmente independente.
    Ela participou da campanha com a Xuxa para o calendário Happy Down 2013, está na página do mês de agosto.
    Desfila para a marca PUC em Marília sempre que há eventos desse tipo. Está namorando um menino lindo também. Tudo vai muito bem com a Graça de Deus.
    Só posso fazer comentários felizes a respeito de nossas conquistas.
    Felicidades a todos vcs também.
    Abraços,
    Chris.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *