Dia Internacional da Síndrome de Down 2011

O texto - Inclusão acontecendo, amplie esta idéia - sobre o logotipo da FBASD - um olho puxado dentro da bandeira do brasil, com o texto 21 de março.

Faça download do web-banner e cole livremente no seu site ou blog. Envie por e-mail, por celular, cole na redes sociais, espalhe para seus amigos, parentes, políticos, quem for… Amplie esta idéia você também!

Para inserir/colar o clipe comemorativo no seu blog ou site use o código “embed” abaixo:

<object style=”height: 390px; width: 640px”><param name=”movie” value=”http://www.youtube.com/v/W8cT7yOdkqA?version=3″><param
name=”allowFullScreen” value=”true”><param name=”allowScriptAccess” value=”always”><embed
src=”http://www.youtube.com/v/W8cT7yOdkqA?version=3″ type=”application/x-shockwave-flash” allowfullscreen=”true” allowScriptAccess=”always” width=”640″ height=”390″></object>

21/3 – Dia Internacional da Síndrome de Down 2011
Inclusão Acontecendo – Amplie este Exemplo

Compartilhe a notícia no Facebook neste link.

Nota à imprensa
Federação Nacional de Associações Brasileiras de Síndrome de Down (FBASD)

Campanha para tornar a data oficial, clip na mídia social com a canção “Diversidade” de Lenine, solenidades, caminhadas e festas, entre outros eventos, lembram a data

O Brasil comemora o Dia Internacional da Síndrome de Down no próximo 21/3 com extensa programação. Usando o tema “Inclusão Acontecendo – Amplie este Exemplo”, é a sexta vez que a data, criada para celebrar a vida das pessoas com síndrome de Down e chamar atenção da sociedade para a importância da inclusão total, é celebrada no país.

Por quê 21/3?

O Dia Internacional da Síndrome de Down foi instituído pela Down Syndrome International como o dia 21 de Março, com o objetivo de contribuir para conscientização da população e para formar cidadãos com síndrome de Down auto-determinados, produtivos, incluídos na sociedade, com melhor qualidade de vida.

A data foi escolhida porque se escreve 21/3 (ou 3/21), o que faz alusão aos 3 cromossomos número 21n que as pessoas com síndrome de Down carregam. A ideia do dia partiu do geneticista Stylianos E. Antonarakis, da Universidade de Genebra, e foi defendida em 2005 no Congresso Internacional de Síndrome de Down em Mallorca, na Espanha. A primeira comemoração da data foi em 2006.

No Brasil, o Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado desde 2006. Em 2007, houve muita repercussão na mídia pela participação do jogador de futebol Romário, que tem uma filha com síndrome de Down, Ivy, e pela novela Páginas da Vida, que contava a história de uma menina com síndrome de Down, a Clara, vivida pela atriz Joana Mocarzel.

No Brasil, é a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD) quem articula e organiza eventos em todo o país. Com o tema “Inclusão Acontecendo: Amplie este Exemplo”, a FBASD e as associações filiadas estão reunindo mais uma vez a maior programação por país, segundo a DSI, para comemorar a data, com mais de 40 eventos marcados. http://www.worlddownsyndromeday.org/brazil.htm

De acordo com Maria de Lourdes Marques Lima, presidente da FBASD, o tema escolhido para 2011 é uma evolução natural do tema de 2010, “Inclusão Social: Vamos fazer Acontecer!”. “A sociedade está vendo cada vez mais pessoas com síndrome de Down nas ruas, na escola, no trabalho, e começa a perceber que a inclusão é possível e depende de cada um de nós. Daí o convite: amplie este exemplo”.

A Federação está inclusive aproveitando a oportunidade para pedir ao governo brasileiro que proponha na ONU que a data seja oficializada.

Leia mais – Síndrome de Down: Pedido para tornar data oficial na ONU
“Diversidade” de Lenine na Mídia SocialComo não poderia deixar de ser, o Dia Internacional também vai invadir a mídia social. Ferramenta de inclusão usada mundialmente por milhões de jovens, um clipe preparado para a data está sendo disseminado através do Facebook, Twitter, Orkut, MSN, email… Embalado pela emblemática canção de Lenine “Diversidade”. o clipe traz imagens de crianças, jovens e adultos com síndrome de Down em situações cotidianas, entre elas das filhas do Senador Lindbergh Farias e do Deputado Federal Romario. A letra da música foi traduzida para o inglês e o espanhol e será veiculada para todo o mundo através da Down Syndrome International.

Samuel Sestaro, Relações Públicas da FBASD, aprovou o resultado: “achei o vídeo muito legal e muito interessante”. E deu seu recado para aqueles que, como ele, têm síndrome de Down: “todas as pessoas com síndrome de Down podem vencer sobre a vida deles, mesmo com a síndrome. Podem vencer essa luta de escolas particulares perto de suas casas e os pais podem procurar uma escola pros seus filhos ou filhas na Prefeitura de cada cidade do Brasil. Quando eles superarem essas novas experiências, eles ou elas podem se virar sozinhas ou sozinhos para depois, como adultos, estarem superando suas dificuldades”.

Programação

A programação inclui sessões solenes na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, assim como em várias Câmaras de Vereadores municipais, Assembléias Legislativas estaduais, ressaltando a relevância que a data alcançou junto ao poder público. No Senado o evento foi iniciativa do Senador Lindbegh Farias e Deputado Romário, ambos pais de crianças com síndrome de Down. O estado de Sergipe, governado por Marcelo Deda que também tem um filho com síndrome de Down também preparou extensa programação. Além da participação de políticos e especialistas, nestas oportunidades cidadãos com síndrome de Down representarão a si próprios revelando suas conquistas e expondo suas demandas para que a inclusão em todas as esferas ocorra de forma cada vez mais abrangente no Brasil.

Haverá ainda eventos a nível internacional, como o seminário “Ser Inclusão”, em Itapetinga, Bahia, com a presença do educador José Pacheco, da Escola da Ponte em Lisboa, palestras sobre a evolução da genética, com o geneticista Dr. Francis Maciel Galera em Cuiabá, Mato Grosso, que caminha a passos largos no entendimento da síndrome e possibilidades efetivas de tratamentos que possibilitem a melhoria da qualidade de vida de quem tem um cromossomo a mais.

Mas como a ideia e celebrar, não vai faltar animação na já tradicional colorida e alegre “CaminhaDown”, que ocupa a orla carioca e este ano vai acontecer no Leblon, terminando no Baixo Bebê, no Rio de Janeiro e no picnic organizado pelo grupo Happy Down no Ibirapuera em São Paulo. Mais ritmo e animação no Bloco CarnaDown, na Downceteria e na apresentação do banda Batalá no Parque da Cidade em Brasília. Exposições de arte e espetáculos de dança completam as comemorações por todo Brasil.

Informações  atualizadas sobre a programação no Brasil no Blog Oficial da FBASD, neste link.

____________

Fonte: FBASD

4 Comments

  1. Parabéns pelas informações e contribuições para uma sociedade mais inclusiva. As pessoas precisam despertar para a diversidade e inlcusão não apenas por obrigação as Leis e sim para o respeito e integração das pessoas com SD contribuindo para a socialização, formação e assim uma verdadeira inclusão! abraços Léa Alves.

  2. A APAE UBÁ/MG ESTÁ DIVULGANDO ESTA DATA COM A PARTICIPAÇAO DA AULA DE EDUCAÇÃO FISICA NA ESCOLA NO TURNO DA MANHA. HOUVE UMA APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS PARA TODA A ESCOLA APÓS A ACOLHIDA FEITA PELA DIRETORA ROGERIA DA E. E. “CEL. CAMILO SOARES”. SOLICITAMOS A PRESENÇA DA MÍDIA/TV PARA REGISTRAR O FATO.

  3. O GOVERNO BRASILEIRO PRECISA MELHORAR MUITO O SISTEMA EDUCACIONAL PÚBLICO NO NOSSO PAÍS,AS ESCOLAS JÁ ACEITAM CRIANÇAS COM DOW, MAS NÃO ESTÃO PREPARADAS, FALTAM PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS, OS PROFESSORES ATÉ QUE SE ESFORÇAM, MAS NÃO ESTÃO PREPARADOS.
    EU DIGO POR EXPERIÊNCIA PRÓPRIA, MINHA FILHA TEM SEIS ANOS, ESTÁ NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ELA ESTUDA EM ESCOLA REGULAR DESDE OS TRÊS ANOS, SEMPRE FOI MUITO BEM ACEITA, NUNCA ENFRENTOU PRECONCEITO, MAS FALTA MUITA COISA PARA ELES PODEREM APRENDER A LER E ESCREVER.
    POR FAVOR SENHORES GOVERNANTES, COLOQUEM PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS,PARA MELHOR ATENDEREM AS CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOW.

  4. Maravilhoso, Parabéns aos portadores da sindrome de Down, eles merecem serem homenageados, ter um dia que são únicos de todos. Tenho uma filha com 11 anos, o amor da minha vida, peço que a inclusão nas escolas continue sendo Lei e verdade, para nossas crianças frequentarem as escolas privadas com mais aceitação e muito, mais muito amor, pois são o que os portadores de sindrome de down tem com eles AMOR e muita inteligencia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *