8 a 14 de maio – Semana Ponseti – Tratamento para pé torto congênito

Cinco fotografias de pernas de bebê com gesso e abaixo 5 fotos do pé da criança mostrando o progresso no tratamento Ponseti para pé torto.
Cinco fotografias de pernas de bebê com gesso e abaixo 5 fotos do pé da criança mostrando o progresso no tratamento Ponseti para pé torto.

Agradecemos sua ajuda para divulgar o método Ponseti entre pais e profissionais de saúde de tratamento para pé torto congênito nesta semana de 8 a 14 de maio.

O pé torto congênito afeta entre 1 e 2 a cada 1000 bebês nascidos e ocorre mais freqüentemente em meninos do que meninas. Em cerca de 50% dos casos, ambos os pés serão afetados. No entanto, usando o “método Ponseti”, um tratamento não-cirúrgico e não-invasivo, 95% dos casos resultará em pleno funcionamento dos pés, sem dor. Nem todos os hospitais do Brasil realizam o tratamento de Ponseti e gostaríamos de ver essa mudança.

Atualmente, não existem diretrizes oficiais que descrevam exatamente o Método Ponseti e nenhum órgão regulador para garantir que os profissionais sejam devidamente treinados para realizar o tratamento. Gostaríamos que todos os pais que têm uma criança com esta ocorrência soubessem sobre o método Ponseti e onde eles podem ter acesso a ele. O livreto para pais chamado “Um guia para pais / Pé torto congênito”, inclui a lista de tópicos do Método Ponseti , descrita pelo Dr. José Morcuende (Ponseti International Association) para que os pais com filhos diagnosticados com pé torto possam verificar se o hospital está cumprindo as orientações ou não.

O método Ponseti envolve uma técnica de engessamento específica e uma rotina rígida, com botas e uma barra de suporte que só deve ser realizada por profissionais especialmente treinados. O mau uso da técnica, das botas e da barra pode ocasionar maus resultados. Veja abaixo uma breve descrição do método Ponseti:

• As botas de gesso Ponseti cobrem toda a perna do pé até a região da virilha. Os dedos dos pés devem ficar claramente visíveis.
PREOCUPAÇÃO: Bota de gesso abaixo do joelho não deve ser utilizada

• A maioria dos bebês precisam de 5-6 modelos com cada bota de gesso usada por 5-7 dias. Para casos mais difíceis podem ser utilizadas mais botas de gesso.
PREOCUPAÇÃO: um bebê não deve usar cada gesso por mais do que uma semana (exceto para a última bota)

• Quando um dos  gessos é removido, o novo gesso deve ser aplicado imediatamente. As botas e a barra devem ser colocadas no mesmo dia em que o gesso último for retirado.
PREOCUPAÇÃO: O gesso não deve ser retirado um dia antes do novo gesso ser aplicado. Após o gesso final sair, se houver um atraso antes da criança ser colocada na barra com botas e cinta, isso poderá resultar em recidiva precoce.

• Após a retirada de cada molde do pé, os pés devem parecer melhores
PREOCUPAÇÃO: Caso a melhora não seja visível, procure uma  segunda opinião.

• A maioria das crianças precisa de uma cirurgia no calcanhar antes do último gesso. O último gesso colocado após a cirurgia será deixado por 2-3 semanas para ajudar a cicatrização.
PREOCUPAÇÃO: A cirurgia não deve ser recomendada muito cedo, devendo-se esperar até pouco antes do gesso final.

• Usar as botas e barra com cinta até a idade de 5/4 anos reduz a chance de uma recaída.
PREOCUPAÇÃO: Há um risco de 30% de recaída se as botas e as barras pararem de ser usadas antes dos três anos de idade

COMO VOCÊ PODE AJUDAR:

Divulgue informações sobre o tratamento Ponseti.

Contate o seu jornal local e começar sua história caracterizada por favor entrar em contato para solicitar os comunicados de imprensa genérica e embalar

Fonte: Steps

17 Comments

  1. Olá pessoal, fiquei surpresa ao ler sobre o método Ponseti. Sou uma pessoa de 41 anos e cadeirante. Tenho meu pé direito torto… Incomoda bastante não poder usar os calçados que gosto. Nem apoiá-lo confortavelmente eu posso. Neste caso de ser adulta este método é possível? Quanto a dor?
    É caso cirúrgico?
    att
    Sirlei Salete Kapp

  2. Ola.
    Tenho um filho de 6 meses com pé torto congenito D.
    E ainda não consegui tratamento publico, e tembem não tenho condicoes de pagaum particular.
    Por favor preciso de ajuda ja não sei mas pra onde correr.
    Att
    Pamela Souza Valentini.

  3. Tenho uma filha com 7 anos,ela nasceu com ptc.Operou com 1 e 6 meses,mas o resultado não foi bom ,então ela voltou a operar a tíbia pois ela joga muito a perna.Não o que fazer,já usou aparelho.Agora ela não consegue movimentar o pé. O que devo fazer?

  4. Olá,tenho um filho de quatro meses começamos o tratamento com quinze dias de vida já fez a cirurgia esta com a órteses ele não consegue dormir gostaria de uma opinião obrigada…….

  5. Boa tarde, meu filho tem pé torto congênito bilateral, começou o tratamento com dois dias de nascidos, tratou com o primeiro medico mais de um ano as vezes era bota inteira e as vezes do joelho para baixo só que não tinha resultado resolvemos trocar de medico e descobrimos através dele que o tratamento foi feito errado o novo medico fez oito gesso e fez a primeira cirurgia usou gesso depois a bota com ferro todo dia depois só para dormir ate uns quatro anos ,algum tempo depois voltou a entortar voltou para o gesso fez a segunda cirurgia agora fez um ano,usou gesso hoje ele já vai fazer seis anos, hoje ele foi para uma consulta com o ortopedista dele e ele disse que o pé ainda está torto, será que existe chance de outra cirurgia( estou muito preocupada)gostaria de saber algum outro medico em fortaleza para eu ter uma segunda opnião…

  6. minha filha nasceu com os dois ptc, operou com 9m e outro com 1 e 1 \2.hoje com 06 anos só usa o denis brown e paumilha ,no entanto o pé voltou a entortar, o medico disse que iria dar certo .como pai fico muito preocupado. gostaria de mais opiniões.falem por favor!

  7. Oiie,tenho 15 anos nasci com os dois ptc, operei eles quando tinha 2 anos de idade mas um pe ficou bom e o outro tenho uma deformidade não consigo movimenta direito, e quando caminho muito machuca de mais, gostaria de saber se tem ainda como operar.. Responda por favor!

  8. tenho bebe de 2 mese e ela nasceu com o pe direito torto ela ia comecar o tratamento mais o plano nao cobre esiste algum hospital ou clinica em maceio que faca o tratamento pelo sus (sistema unico de saude)agradeco se alguem me ajudar. marta

  9. Ola boa tarde!!!

    Meu filho nesceu com os dois pes tortos congenitos,no terceiro dia de vida ja entrou com o tratamento da bota de gesso,sendo que na segund troca o medico pediu q retornasemos de 15 bem 15 dias,e so faltam duas trocas e nada adiantou,ele disse q teremos que ser encaminhados para o hospital menino jesus no rio de janeiro para uma cirurgia!!!
    Gostaria de saber se no Rio de Janeiro existe alguma clinica ou hospital que usem o metodo de poseti….No aguardo de uma resposta !!!Muito obrigado

    Mae Shirlane

  10. Boa noite! Minha sobrinha descobriu que seu bebe tem o pe esquerdo torto. ele vai nascer daqui a 3 meses. Qual o procedimento correto apos o nascimento dele? Estamos preocupados… me ajude. Grata!

  11. Oi…tenho 41 anos sou de 07/05/1976 nasci com pé E torto e realizei esse tratamento com tec Ponseti e tive uma boa resposta…porem agora sinto muita dor e edema local…é assim mesmo?…gostaria de entrar em contato com outras pessoas para trocar experiências e saber se tem algum tratamento para essa dor intensa que sinto…

  12. Ola eu só gostaria de saber se é possível fazer uma serigia após 18 anos de idade.?
    Mesmo sem ter feito nenhum tipo de procedimento quando criança?

  13. Oi minha filha usou gesso e botinha teve recaida,tem o pé pouco torto e ja tem 7 anos sera que existe algum metodo que possa ajudar a corrigir mais um pouco?

  14. Tenho um filho de 1 ano e 2 meses quando descobrimos que ele tinha ptc ficamos muito preocupados, pois desconheciamos está palavra. Ficamos ainda mais assustado quando a médica que realizou o ultrassom, falou que este caso poderia estar ligado a outras doenças como deficiência física ou mental. Pode ter certeza que fiquei muito, mas muito assustado com a situação.
    Mas garanto aos pais que estão lendo este comentário e que deve estar passando pelo oque eu já passei,portanto eu só tenho a dizer a seguinte frase:
    Fique calmo, que isso é uma coisa tão fácil de lidar, o gesso é o mais chato, depois disso você vera que só se preocupou-se a toa.
    As vezes Deus plantou essa sementinha ruim, para livrar de um mal maior lá na frente.
    Portanto se o seu filho for diagnosticado com PTC levante as mãos e de graças à Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *