O Curso tem como objetivo capacitar o profissional refletir criticamente, desenvolver objetos e configurar espaços inclusivos, tendo como princípio o Design Universal e a Arquitetura da acessibilidade que se propõe a pensar objetos e espaços adequados ao uso e ao bem estar humano, atendendo a todos, sem distinção ou segregação contemplando a universalidade dos ambientes.
· Capacitar o profissional a conceber e desenvolver ambientes inclusivos que considerem a fisiologia do ser humano analisando as suas dimensões, capacidades e possibilidades.
· Capacitar o profissional para adequação ergonômica de postos de trabalho, contribuindo para a equiparação de oportunidades para todos;
· Capacitar o profissional para reconhecimento de riscos ergonômicos, elaboração e desenvolvimento de programas de prevenção a acidentes e danos á saúde;
· Conhecer parâmetros antropométricos e identificar os principais obstáculos e equipamentos para a circulação de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida;
· Identificar e propor eficientes sistemas de informação e formas de comunicação inclusiva;
• Conhecer técnicas que potencializem a autonomia e a qualidade de vida de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
PROGRAMA:
· Arquitetura e Acessibilidade
· Comunicação e Percepção ambiental
· Conceitos e Fundamentos do Design Universal
· Criação comparada e Criatividade
· Desenvolvimento do Projeto de Pesquisa
· Design Universal: o desafio de atender a todos
· Marco legal e Normas técnicas de Acessibilidade
· Minorias crescentes: configurações e demandas da sociedade nas próximas gerações
· Mobilidade Inclusiva
· Orientação para o Projeto de Pesquisa
· Seminários com profissionais convidados e especialistas – pesquisas e tendências
· Seminários Quais são as minorias crescentes e excluídas da nossa sociedade hoje? O que o mercado está desenvolvendo para atendê-los
• Tradição e ruptura: sentido e formas da Inovação
JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:
Porque fazer Design Universal – Design para todos?
Design Universal significa “design que inclui” ou “design para todos”. O enfoque é formar o profissional que pense em produto, serviços e ambientes que sejam utilizados pelo maior número de pessoas possível independente da idade, habilidade ou situação. Para pessoas com deficiência, atividades triviais do nosso cotidiano, pode ser um desafio.
Outras minorias crescentes, como idosos, encontram as mesmas dificuldades.
Diante destas mudanças sociais e demográficas, profissionais conscientes, ligados as áreas de Saúde, Design e Arquitetura se perguntam como fazer projetos acessíveis a todos. A exigência da acessibilidade na Arquitetura e no design, criada por esta conscientização social, por novas legislações, regulamentações e selos de qualidade, obriga o profissional a se capacitar para atuar neste mercado. Apesar destes novos direcionamentos, não
existem cursos especializados com a abrangência necessária havendo, portanto, poucos profissionais preparados para este desafio, o que vem a justificar a demanda por esta forma..o.O Design Universal se fundamenta na promoção do “Design Inclusivo”, que visa a qualidade de vida e a inclusão, por meio de projetos que consideram as diferenças fisiológicas do ser humano e promovam a socializa..o dos espaços e objetos, buscando atender a todos com igualdade, evitando o estigma da segregação e do preconceito.
Além disso, este Curso atende ainda aos anseios da sociedade contemporânea em relação ao conforto ambiental, visto que abordará conceitos e conhecimentos da ergonomia, antropometria, conforto visual, iluminação e acondicionamento térmico ambiental, visando a segurança do usuário, prevenindo e minimizando acidentes, lesões e enfermidades decorrentes de esforços repetitivos, posturas e estações de trabalho inadequadas.
OBJETIVOS:
Objetivo Geral
O Curso tem como objetivo capacitar o pós-graduando a refletir criticamente, desenvolver objetos e configurar espaços inclusivos, tendo como princípio o Design Universal e a Arquitetura da acessibilidade que se propõe a pensar objetos e espaços adequados ao uso e ao bem estar humano, atendendo a todos, sem distinção ou segregação contemplando a universalidade dos ambientes.
Objetivos Específicos
· Capacitar o profissional a conceber e desenvolver ambientes inclusivos que considerem a fisiologia do ser humano analisando as suas dimensões, capacidades e possibilidades;
· Capacitar o profissional para adequação ergonômica de postos de trabalho, contribuindo para a equiparação de oportunidades para todos;
· Capacitar o profissional para reconhecimento de riscos ergonômicos, elaboração e desenvolvimento de programas de prevenção à acidentes e danos á saúde;
· Conhecer parâmetros antropométricos e identificar os principais obstáculos e equipamentos para a circulação de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida;
· Identificar e propor eficientes sistemas de informação e formas de comunicação inclusiva;
· Conhecer técnicas que potencializem a autonomia e a qualidade de vida de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida;
· Refletir e solucionar problemas que surgem em seu campo de trabalho;
· Desenvolver pesquisa científica.
PÚBLICO ALVO:
Profissionais graduados em design, arquitetura, engenharia, gestão, administração, saúde, educação e áreas afins, portadores de diploma de curso superior em instituição reconhecida.
HORÁRIO, DURAÇÃO E LOCAL DO CURSO:
Sábado das 09h às 17h
Duração do Curso: 1 ano e meio – agosto/2011 a dezembro/2012
Unidade Angélica: Av. Angélica, 1900 – Higienópolis – São Paulo
INSCRIÇÃO, FORMA DE INGRESSO E MATRÍCULA:
Inscrições e procedimentos: O ingresso do aluno na pós-graduação se dará mediante a inscrições e análise de documentos.
Período de inscrição:
Abertas até 30 de Julho de 2011
Matrículas:
Até 30 de Julho de 2011 – até as 18h
Informações:
E-mail: saoep@escola-panamericana.com.br (falar com Josilene)
Telefones 55 (11) 36618511 – Ramais 142