VITÓRIA !!!!!

Descrição do logotipo: palavra inclusive escrita à mão, em verde, entre parênteses laranja, com os pingos dos “is” laranja.
Descrição do logotipo: palavra inclusive escrita à mão, em verde, entre parênteses laranja, com os pingos dos “is” laranja.

Pessoal, acabo de voltar da histórica votação em primeiro turno da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência na Câmara dos Deputados com a alma lavada por uma maioria de 418 votos favoráveis, 11 abstenções e nenhum voto contra.

Foi FUNDAMENTAL a pressão do movimento social antes, e durante todo o dia de hoje para conseguirmos o que queríamos. Tivemos expressiva participação de pessoas com deficiência e seus representantes durante todo o dia na Câmara.

Logo de manhã, a reunião de líderes havia aprovado a entrada na pauta da votação, mas sem entrar no mérito de que tratava-se de um equivalente a emenda constitucional e portanto teria que ter 3/5 dos votos em dois turnos.

Nos dividimos em grupos – fomos às lideranças dos partidos dizer a nossa vontade de que a Convenção fosse votada com quorum qualificado ou não fosse votada. Tivemos uma reunião com o líder das minorias, que achava complicado a tramitação da forma como estava sendo feita. O PSDB também contestou o rito. Tivemos que conversar longamente com os líderes e também com cada deputado que saia do Plenário para o Salão Verde, para reafirmar nossa intenção.

Nisso, já havia sido discutida a Ordem do Dia e o Presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, propôs votar primeiro a anistia ao Almirante Negro. Nós protestamos e a Convenção foi o primeiro assunto a ser votado.

Houve várias manifestações de deputados governistas e da oposição sobre qual seria o entendimento sobre o andamento da matéria. Muitos achavam que a Convenção seria uma Emenda à Constituição e, portanto, teria que seguir outro caminho. Mas o Presidente da Casa, Arlindo Chinaglia, foi firme em afirmar que tratava-se de um instrumento com equivalência à Constituição – ela manteria seu texto intacto, nao seria enxertada à Constituição, e que isso constituia um elemento jurídico novo – já que é a primeira vez que um tratado de Direitos Humanos entra no ordenamento jurídico brasileiro seguindo o que está previsto na Emenda Constitucional 45, de 2004.

Depois de várias intervenções, finalmente foi encaminhada a votação. Os líderes de cada partido falaram como recomendavam que suas bancadas votassem. O único líder que propôs abstenção foi o do PSDB, todas os demais recomendaram a aprovação.

COM O MARAVILHOSO E HISTÓRICO PLACAR DE 418 VOTOS A FAVOR, 11 ABSTENÇÕES E NENHUM VOTO CONTRA, A CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FOI APROVADA EM PRIMEIRO TURNO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS !!!

Depois de 5 sessões ela seguirá para o segundo turno. Enquanto isso, precisamos continuar atentos e mobilizados para continuarmos conseguindo o que queremos.

PARABÉNS A TODOS AQUELES QUE SE MOBILIZARAM, SEJA RECOLHENDO ASSINATURAS, CONVENCENDO DEPUTADOS A VOTAR A CONVENÇÃO OU VINDO À BRASÍLIA LUTAR PELA APROVAÇÃO DO PRIMEIRO TRATADO DE DIREITOS HUMANOS DO SÉCULO XXI !! NOSSA MOBILIZAÇÃO ORGANIZADA, QUALIFICADA E UNIDA FOI MUITO ELOGIADA PELOS DEPUTADOS.

UM ENORME ABRAÇO A TODOS E VAMOS CONTINUAR UNIDOS PARA A PRÓXIMA BATALHA !

PATRICIA ALMEIDA
Free Hit Counter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *