Deficiência e Autonomia – na perspectiva da inclusão

O Fórum Permanente de Educação Inclusiva e o Centro de Estudos Multidisciplinar Pró-Inclusão/Belas Artes realizarão seus eventos deencerramento do ano de 2008 de forma conjunta, com o objetivo de fortalecer o diálogo entre os temas desenvolvidos ao longo deste período tanto no FoPEI- “Política nacional da educação especial na perspectiva da inclusão” e como no CEMUPI – “Deficiência e autonomia”.

“Deficiência e Autonomia – na perspectiva da inclusão”

02 e 03 de dezembro de 2008 das 8h30 às 17h
Faculdade de Belas Artes – Auditório Rafael Galvez Dazzani – R. Dr. Álvaro
Alvim, 90 – Vila Mariana -São Paulo
Inscrições: inclusao@gmail. com

Pedimos que cada participante leve um pacote de fraldas (qualquer tamanho), que será doado à Associação de Voluntárias do Hospital Infantil Darcy Vargas

Serão emitidos certificados de participação. O encontro terá intérprete de Libras. Vagas Limitadas

Programação

1. Educação e autonomia
Palestrante : Representante da Secretaria de Educação Especial do MEC
Debatedores : Naíra Rodrigues – professora da Uni Sant’Anna, Profa Dra
Roberta Puccetti -Coordenadora do Centro Interdisciplinar de Atenção ao
Deficiente & Cláudia Grabois – Federação Brasileira das Associações de
Síndrome de Down
Moderadora : Arimar Campos – FoPEI – Secretaria Municipal de Educação de
Santos

2. Inclusão e direitos humanos
Palestrante : Maria Vitória Benevides
Debatedores : Renato Laurenti – Centro de Vida Independente Araci Nallin &
Marta Gil – Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas
Moderador : Fábio Adiron – FoPEI – CEMUPI – Federação Brasileira das
Associações de Síndrome de Down

3. Arte e Comunicação
Palestrante : Profa Dra. Maria Heloisa de Toledo Ferraz – professora da
ECA/USP
Debatedores : Paulo Romeu Filho e Lívia Maria Villela de Mello Motta
Moderadora : Eliane Andreolli – CEMUPI – Belas Artes

4. Políticas públicas
Palestrante : Denise Carreira – representante do Movimento Nossa São Paulo
Debatedores : Vereadora Mara Gabrilli & Representante do Conselho Municipal
da Pessoa com Deficiência de São Paulo
Moderadora : Liliane Garcez – FoPEI – USP

CEMUPI Centro de Estudos Multidisciplinar Pró-Inclusão
Inclusão : ampla, geral e irrestrita

O CEMUPI surge da necessidade de se congregar esforços e competências de
pessoas de diferentes áreas do conhecimento, para planejar e executar
projetos que visam à transformação das escolas, para que se tornem espaços
abertos às diferenças.

A intenção deste grupo é de pesquisar as formas de eliminação das barreiras
educacionais que excluem crianças e jovens das nossas escolas, interrompendo
suas trajetórias escolares por motivos os mais diferentes, relacionados aos
processos de ensino e de aprendizagem.

A cultura da diversidade vai nos permitir construir uma escola de qualidade,
uma didática de qualidade e profissionais de qualidade. Todos teremos de
aprender a “ensinar a aprender”. A cultura da diversidade é um processo de
aprendizagem permanente, onde TODOS devemos aprender a compartilhar novos
significados e novos comportamentos de relações entre as pessoas. A cultura
da diversidade é uma nova maneira de educar que parte do respeito à
diversidade como valor.

ÁREA TEMÁTICA E PESQUISAS

O CEMUPI pertence à Faculdade de Educação do Centro Universitário Belas
Artes e passa a ter a co-gestão do Grupo de Estudos Projeto Roma Brasil e
dos Papos Inclusivos do Grupo Síndrome de Down.

O Centro tem como objetivo desenvolver um modelo teórico/prático de inclusão
que possa ser usado pelas escolas, que não pretende ser um livro de
receitas , mas sim um plano de vôo que ajude a viabilizar efetivamente as
práticas educativas inclusivas.

O grupo é multidisciplinar formado por pessoas, nem todas vinculadas
profissionalmente à Educação, mas preocupadas com o tema.

As pesquisas desenvolvidas pelo grupo referem-se a :

Þ Educação para todos
Þ Formação de Professores para a educação inclusiva
Þ Transversalidade e educação

ATIVIDADES
· desenvolvimento de projetos de pesquisa que possam ser aplicados em
escolas, instituições e organizações que adotam princípios inclusivos em
suas áreas de atuação educacional e/ou terapêutica;
· estudo sistemático e atualizado da literatura sobre ensino e
diferenças na educação;
· intercâmbios com centros nacionais e internacionais ligados à área
temática do CEMUPI;
· integração de conhecimentos sobre temas da área por meio convênios
de cooperação técnico-cientí fica com instituições de pesquisa e de ensino
nacionais e internacionais;
· organização de encontros, seminários, congressos científicos;
· constituição de um acervo de trabalhos internos e externos ao
CEMUPI e publicação de produções do CEMUPI em mídias especializadas.

Carta de Princípios do Fórum Permanente de Educação Inclusiva

Defendemos a inclusão total e incondicional de todas as pessoas em todos os
contextos sociais e o direito de serem beneficiárias dos bens públicos e
privados.

Defendemos o processo de transformação da sociedade para atender a
singularidade humana e a pluralidade cultural, o que implica em rupturas e
mudanças políticas, econômicas e sociais.

Defendemos a cultura da diversidade em oposição a cultura do preconceito,
com base nos direitos humanos fundamentais de igualdade, participação,
solidariedade e liberdade.

Defendemos a cultura da diversidade na educação não como busca do melhor
modelo educativo individual ou de adaptações curriculares, mas da construção
de sistemas educacionais inclusivos que assegurem o acesso e a permanência
de todos como resultado da qualidade social da educação.

Defendemos a educação como um direito de todos e dever do Estado, seja esse
o provedor dos serviços educacionais ou o fiscalizador dos serviços
prestados por entidades privadas.

Defendemos a gestão democrática e controle social em todas as instâncias dos
sistemas de ensino e nas unidades escolares.

Defendemos que a educação escolar é o instrumento fundamental de
desenvolvimento individual, social, cultural, político e econômico do país
para garantir o exercício da cidadania.

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