No dia 24 de agosto de 2011 aconteceu o lançamento do Livro A Representação Social do Negro no Livro Didático: O que mudou? Por que mudou?, pela editora Edufba, da professora Dra. Ana Célia da Silva, no auditório Milton Santos, do Centro de Estudos Afro-Orientais, CEAO/UFBa.
A obra trata sobre a identificação dos determinantes de transformação da representação social do negro no livro didático, como a convivência. A professora afirma que o trabalho é de grande importância na formação das professoras/es, para que as diferenças fenotípicas e culturais possam ser vistas sem estigmas e hierarquias.
Autora dos livros A Discriminação do Negro no Livro Didático e Desconstruindo a Discriminação do Negro no Livro Didático, também da editora Edufba, Ana Célia dá continuidade no trabalho desenvolvido sobre questão racial e educação, desde os anos 80, pois acredita que através do diálogo é capaz de haver a inclusão de temas desconstrutores da discriminação, subordinação e exclusão do outro. Ela revela que, “quando as diferenças forem vistas com todas as suas possibilidades de troca e enriquecimento da identidade se terá condições reais de construir uma democracia social e racial”.
Ana Célia é professora Titular em exercício na Graduação e no Mestrado em Educação e Contemporanidade do Departamento de Educação do Campus I da UNEB e também é Membro Titular do Conselho Estadual de Cultura da Bahia. Já recebeu diversos títulos e homenagens em reconhecimento de sua trajetória de pesquisadora e militante, tais como: o Troféu Clementina de Jesus, da UNEGRO, o Certificado em reconhecimento a excelência de mulheres que se destacam na luta pela construção de uma sociedade mais justa e mais igual, entre outros. Atualmente pretende desenvolver o projeto Convivendo com as Diferenças para crianças das séries iniciais.
Fonte: Portal Geledés
Negro é a raiz da liberdade!
Um sorriso negro, um abraço negro, traz felicidade negro sem emprego fica sem sossego.É uma dificuldade imensa para o caminhar da minhã raça, não pedimos para vir para cá,” só o famoso navio inglêsve é que pode contar a (história). Nada contra o país Brasil. Só o racismo rustido que aqui existe. E muitíssimo.
Aguardo retorno.
Obrigada.
Olá, o que eu queria mesmo é que me respondam, por favor, qual pintor e nome do quadro da mulher lendo que ilustra a matéria? muito obrigada!