“Socializar experiências de abordagens educativas e produção de conhecimento em gênero e sexualidade”. Esse é o objetivo do I Seminário Saberes e Fazeres que será realizado nos dias 1 e 2 de setembro na Universidade Federal do Ceará (UFC), na cidade de Fortaleza (CE). O evento é organizado pelo Grupo de Resistência Asa Branca (Grab), em parceria com grupos de estudos e pesquisas da UFC, e reunirá diferentes setores envolvidos com as temáticas educação e sexualidade, como professores, movimentos sociais, gestores escolares, universidades, dentre outros.
“Essa ação faz parte de um projeto desenvolvido pelo Grab que trabalha com educação e saúde. Já realizamos um Seminário específico sobre saúde e agora estamos voltados para a educação. Mas a proposta é pensar a escola como espaço de promoção da saúde sexual, trazendo para o debate diferentes setores que trabalham com essa questão”, afirma Alexandre Joca, coordenador de projetos do Grab, organização não-governamental que atua no enfrentamento ao preconceito por orientação sexual.
No segundo dia de Seminário, será lançado o livro “Recortes das Sexualidades: encontros e desencontros com a educação”. Essa é a terceira publicação lançada pela organização voltada às discussões sobre educação e homossexualidades. O livro foi elaborado a partir da experiência do Grab com formação continuada de professores, na qual foram identificadas temáticas mais frágeis na compreensão do educador. De acordo com a organização, em breve o livro estará disponível para download.
Nesse sentido, o Grab convidou acadêmicos e ativistas, que realizam trabalhos na área, a colaborar com a produção que tem como propósito “contribuir para a formação de professores, abordando temas que eles têm encontrado dificuldades no cotidiano”. Dentre os assuntos apontados, estão a compreensão da travestilidade e as categorias identitárias (gay, lésbicas, transgênero etc.). “É uma forma de oferecer subsídios para o professor no enfrentamento à homofobia na escola”, afirma o coordenador.
Ele ressalta ainda a importância da formação continuada de professores, em uma perspectiva de compreensão da diversidade sexual. Para Alexandre Joca, um dos maiores desafios relacionados à sexualidade e educação encontra-se na ausência de marcos normativos que incluam a sexualidade no currículo escolar.
Vinculado a essa questão, somam-se outros obstáculos, como a carência de profissionais capacitados para discutir tais temas, que já inicia na “universidade, pois não contempla uma formação que habilite o educador a trabalhar com a questão da sexualidade”. Alexandre acredita que o enfrentamento à homofobia deve se valer de todos esses instrumentos, aliado a outros mais, como a produção de materiais educativos relacionados à sexualidade.
Pré-inscrições
As atividades do I Seminário Saberes e Fazeres sobre gênero e sexualidades na educação serão realizadas no auditório da Faculdade de Educação da UFC. Os interessados em participar podem fazer a pré-inscrição no site do Grab.
Para mais informações: www.grab.com.br
Fonte: Adital