O Espaço Novo Ser – ENS – e o Movimento SuperAção apresentam a edição 2011 do Superação Rio, evento a ser realizado no dia 21 de setembro no Centro do Rio, em prol do movimento socioinclusivo da pessoa com deficiência. A passeata vem mais uma vez com o espírito de celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência – 21 de setembro -, com objetivo de enfatizar junto aos setores da sociedade a importância de se respeitar o direito de todas as pessoas, independentemente de cor da pele, gênero, idade, ideologia política ou religiosa, orientação sexual ou cultural, condição física, intelectual, sensorial ou social.
A edição de 2010 foi marcante e com sucesso em todos os sentidos, não apenas pelas diversas apresentações artísticas, bem como pela massiva participação de entidades e personalidades representativas do segmento da pessoa com deficiência.
Com o lema “Pelo Respeito à Diversidade”, a Passeata Superação Rio 2011 vem com uma proposta diferente dos anos anteriores. Terá como novo percurso a Av. Rio Branco, uma das principais avenidas do Centro do Rio de Janeiro, sabidamente ainda inacessível para “muitos”. A passeata sairá da Candelária em direção à Cinelândia, onde acontecerão as apresentações e manifestos.
O Projeto tem como caráter a promoção do diálogo aberto, da participação e do fortalecimento de todos agentes envolvidos com o movimento socioinclusivo da pessoa com deficiência, simbolizado pelo seu “Dia Nacional de Luta”. Os organizadores do evento e entidades parceiras, mais uma vez, entregarão às autoridades uma “Carta Manifesto”, representativa do evento e das reivindicações por uma cidade mais acessível, justa e democrática.
Passeata Superação Rio 2011
Data: 21 de setembro
Concentração: 9h – Candelária
Início da Passeata: 10h – sentido Cinelândia
Chegada e Apresentações: Por volta das 12h – Cinelândia
O evento contará com apresentações artísticas celebrando o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Já confirmaram presença: Marcelo Yuka, Aída Guerreiro, Jorge Luiz, Fernando Fernandes e Gabrielzinho do Irajá, atletas paraolímpicos entre outros.