Dia 21 de setembro, desde 1982, é marcado como o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A data, estabelecida por lei federal , coincide com o início da primavera e foi escolhida justamente por reunir o significado do renascimento, que se dá ao fim de cada inverno. Assim como muitas outras datas comemorativas, presta-se tanto a homenagens quanto a reflexões. Remete tanto a festividades quanto a questionamentos. Mas é essencialmente uma data para destacar a luta das pessoas com deficência em torno a sua plena inclusão social.
Heterogênea por essência, a deficiência é uma condição vivida sob muitas formas. Assim, se a luta das pessoas com deficiência visual não é exatamente a mesma que a das crianças com deficiência intelectual, se as necessidades das pessoas com deficiência física são entre si mesmas díspares e mais díspares ainda se consideradas a outras deficiências, é exatamente nessa diversidade, nessa multiplicidade de formas de existir, que as pessoas com deficiência adquirem e reafirmam sua identidade, seu desejo por pleno reconhecimento e o direito a estar no mundo em condições de igualdade a todos os cidadãos.
Ou, neste link, para ter acesso aos vídeos do documentário.
Abaixo, reproduzimos uma entrevista realizada pelo escritor Ferréz, no quadro Interferência, do Programa Manos e Minas, da TV Cultura. A entrevista é com o rapper paulista Moysés, integrante do Facção Central, cadeirante, e que sintetiza a seu modo o espírito de luta da data, e de todas as pessoas com deficiência do Brasil.
Fonte: Inclusive, com informações da TV Cultura