A APAE DE SÃO PAULO lança na próxima segunda-feira, 10 de outubro, às 19h30, a Revista DI, sobre deficiência intelectual. O coquetel de lançamento acontece na livraria Fnac da Avenida Paulista, reunindo 300 convidados, diretoria, conselhos e parceiros da Organização.
Gratuita, com 48 páginas, periodicidade semestral e tiragem de 20 mil exemplares, a Revista DI tem linguagem simples e acessível. A proposta é apresentar um panorama da deficiência de forma compreensível para a população. A distribuição será feita para técnicos e famílias relacionadas às 2.200 APAEs do Brasil, instituições congêneres, profissionais das áreas de saúde e educação, pessoas que trabalham ou desejam trabalhar com Deficiência Intelectual e à sociedade em geral.
Produzida pelo Instituto APAE DE SÃO PAULO em parceria com a editora Zeppelini, na sua primeira edição, a publicação apresenta um apanhado dos 50 anos da APAE DE SÃO PAULO, na forma de entrevistas e artigos sobre diversos aspectos da Deficiência Intelectual. O objetivo é dar mais visibilidade a assuntos relacionados ao tema, em artigos sobre aspectos biológicos, causas ambientais, impacto da atividade física, envelhecimento e garantia dos direitos da pessoa com Deficiência Intelectual. A revista também traz informações de interesse e curiosidades, sugestões de leitura e indicações de eventos. Entre projeto e produção, o novo veículo de comunicação levou oito meses para ser finalizado e envolveu uma equipe de 15 pessoas.
“Diferentemente das demais deficiências, a intelectual é pouco conhecida pela sociedade. Por isso, ainda há muito preconceito e exclusão causados pelo desconhecimento dessa deficiência, sua caracterização e da real condição de quem a possui”, observa o Dr. Esper Cavalheiro, presidente do Conselho Científico do Instituto APAE de São Paulo. Segundo ele, a revista deverá cumprir um papel social importante, promovendo a inclusão e a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência.
Entenda o que é Deficiência Intelectual
A Deficiência Intelectual, segundo a Associação Americana sobre Deficiência Intelectual do Desenvolvimento (AAIDD), caracteriza-se por limitações significativas no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo, expresso nas habilidades práticas, sociais e conceituais, originando-se antes dos 18 anos de idade.
No dia a dia, isso significa que a pessoa com Deficiência Intelectual tem dificuldade para aprender, entender e realizar atividades comuns para as outras pessoas. Muitas vezes, essa pessoa se comporta como se tivesse menos idade do que realmente tem. A Deficiência Intelectual é resultado, quase sempre, de uma alteração no desempenho cerebral, provocada por fatores genéticos, distúrbios na gestação, problemas no parto ou na vida após o nascimento. Um dos maiores desafios enfrentados pelos pesquisadores da área é que em grande parte dos casos estudados essa alteração não tem uma causa conhecida ou identificada.
Direitos e Benefícios
A pessoa com Deficiência Intelectual tem os mesmos direitos que todos os outros cidadãos, assegurados pela Constituição Federal do nosso país: direito à vida, liberdade, igualdade, não discriminação, segurança, propriedade, educação, saúde, trabalho, moradia, lazer, previdência e assistência social, entre outros. E também alguns direitos específicos, que são fundamentais para garantir as diferenciações necessárias para que tenham as mesmas oportunidades que qualquer outra pessoa. Esses direitos dizem respeito a reserva de vagas para pessoas com deficiência nas empresas que tem acima de 100 funcionários; gratuidade no sistema de transporte público municipal e intermunicipal, inclusive para o acompanhante; entre outros.
Sobre a APAE DE SÃO PAULO
A APAE DE SÃO PAULO é uma Organização da sociedade civil sem fins lucrativos, referência na prevenção e na melhor qualidade de vida da pessoa com Deficiência Intelectual. Há 50 anos, atua em todas as fases da vida, da infância ao processo de envelhecimento. Pioneira em introduzir o Teste do Pezinho no Brasil, a Organização possui o maior laboratório do País especializado na área e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal. Desde a implementação do exame, já foram realizados mais de 13 milhões de testes em bebês brasileiros.
Ainda como prevenção da Deficiência Intelectual, a Organização promove e apóia pesquisas, investe em desenvolvimento tecnológico, produz e difunde conhecimento científico. Além disso, promove a inclusão social da pessoa com Deficiência Intelectual estimulando o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam e escolaridade e a vida produtiva laboral, bem como, oferecendo atendimento jurídico aos atendidos e familiares acerca dos direitos e deveres da pessoa com deficiência. Para conhecer mais sobre a APAE DE SÃO PAULO, acesse o site www.apaesp.org.br, ou entre contato por email atendimento@apaesp.org.br ou por telefone, no número (11) 5080-7123.
Sobre o Instituto APAE DE SÃO PAULO
O Instituto dedica-se à pesquisa e disseminação dos conhecimentos voltados para o bem estar e inclusão das pessoas com Deficiência Intelectual. Para isso, a Organização fomenta pesquisas, investe em desenvolvimentos tecnológicos, produz e difunde conhecimento científico, visando à prevenção da deficiência intelectual e o tratamento de doenças relacionadas. Tudo isso é possível graças a uma forte estrutura composta por profissionais qualificados e equipamentos de última geração.
Parabéns. Esta Luta nos Une e nos Fortalece.
Irenilde Pereira da Costa Xavier. Presidente da Apae
Rua dos Cristais nº 68
CNPJ nº 05.624.025/0001-80
Prezados,
Como posso fazer para ter acesso a revista, pois trabalho com inclusão.
Grata.
Att.,
Alessandra Cabral
Boa tarde
Gostaria muito de receber o exemplar da revista, pois sou mãe e professora do AEE, e trabalho com esse público e tudo que diz respeito a inclusão me interessa.
Atenciosamente
Stela de Jaguaruana-Ce.
Parabéns pela Revista, que será de grande valia às famílias, aos que trabalham e aos que pretendem trabalhar com os Deficientes Intelectuais.
Faço um trabalho de Inclusão Social e gostaria de receber, semestralmente, um exemplar da Revista.
Att, Heloisa
Parabens pelo lançamento da revista. Somos uma escola de danças e nesse ano abrimos um aula de dança para crianças especiais. Por enquanto temos dois alunas pequenas com sindrome de Down. Como podemos divulgar o nosso trabalho na revista? Grata,
PARABÉNS PELA REVISTA E POR TODO TRABALHO REALIZADO. SERIA DE GRANDE AJUDA PARA MINHA MONOGRAFIA SOBRE INCLUSÃO SOCIAL. GOSTARIA DE TER ACESSO Á REVISTA, O QUE SERÁ ENRIQUECEDOR PARA O TRABALHO FINAL DO CURSO ALÉM DE QUE, COMO MEMBRO DA APAE DE MINHA CIDADE, MAIS PESSOAS PODERÃO USUFRUIR DA REVISTA. GRATA, MARISA PULGA.
Estou realizando um estágio da faculdade (psicologia), em uma instituição de pessoas com deficiência intelectual, preciso de material sobre o assunto, gostaria de saber como faço para ter acesso a esta revista. Obrigada, Adriana
Entre em contato diretamente com o Instituto APAE, responsavel pela publicacao.
http://laboratorio.apaesp.org.br/Instituto.aspx
Att,
Patricia Almeida
Equipe Inclusive
Preciso saber como adquirir a revista além desta revista preciso e necessito estar mais atualizada sobre este assunto porque tenho um filho com deficiencia intelectual sou professora e acredito muito na inclusão quero interagir com este assunto e aprimorar mais os meus conhecimentos