
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) realizará, nos dias 8 e 9 de dezembro, o Simpósio Internacional de Neurociências Translacional de Doenças Neurodegenerativas.
Voltado para estudantes de pós-graduação na área da saúde, o objetivo do evento é proporcionar aos pesquisadores da área básica e de clínica um momento de discussão sobre os avanços do conhecimento e as prioridades no estudo de doenças neurodegenerativas, como a doença de Parkinson, Alzheimer, Huntington e epilepsia, entre outras.
O avanço científico-tecnológico embora tenha contribuído enormemente para ampliar o conhecimento dos mecanismos envolvidos nas doenças neurodegenerativas, a obtenção de terapêuticas eficientes ou a cura de pacientes acometidos ainda estão por acontecer.
Para que se possa atingir esses objetivos, é necessário que o pesquisador da área básica tenha ciência dos problemas enfrentados pelos clínicos e de outra parte, que o clínico tenha ciência e possa colocar em prática os avanços obtidos com as pesquisas básicas em prol da qualidade de vida de seu paciente. O simpósio de neurociências translacional está sendo proposto com o objetivo de proporcionar aos pesquisadores da área básica e da área clínica um encontro para que possam conversar sobre os avanços do conhecimento e quais as principais prioridades a serem abordadas em prol do paciente com doenças neurodegenerativas (Doença de Parkinson, Alzheimer, Huntington, Epilepsia, dentre outras). Serão discutidos no simpósio:
1) os avanços em relação aos achados patofisiológicos, relevância clínica e tratamentos das doenças de Parkinson, Alzheimer, Huntington, e Epilepsia do lobo temporal;
2)bases neuropatológicas da Neuro-SIDA.
O evento será realizado no anfiteatro “Leitão da Cunha” da Unifesp, localizado na R. Botucatu, nº 740.
Mais informações e inscrições: proex.epm.br/eventos11/neuro/index.htm
Fonte: Agência Fapesp