Com co-patrocínio de 78 países, o Brasil logrou que a Organização das Nações Unidas adotasse uma resolução que decide estabelecer o dia 21 de março (21/3) como o Dia Internacional da Síndrome de Down a partir de 2012.
O Dia Internacional da Síndrome de Down foi instituído pela Down Syndrome International em 2006, já sendo observado em mais de 60 países. O Brasil é um dos que realiza mais eventos na data e por essa razão a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD) pediu em 2010 o apoio do governo brasileiro para que a data entrasse no calendário oficial da ONU. O dia é simbólico porque se refere aos 3 cromossomos 21 que caracteriza a síndrome de Down (21/3).
O projeto ganhou força depois que o Senador Lindbergh Farias apresentou um projeto de lei no Senado para que a data entrasse para o calendário nacional.
Com fôlego renovado, a Missão do Brasil junto às Nações Unidas foi buscar apoio de outros países como co-patrocinadores do documento.
Esta tarde em reunião plenária da Terceira Comissão a proposta brasileira foi lida e adotada por consenso, tendo tido o apoio de mais de 80 países. Veja a lista completa dos países patrocinadores e o texto da resolução aqui.
Abaixo, assista o vídeo em que o delegado brasileiro, Conselheiro João Lucas Quental, apresenta a proposta.
Parte 1 – http://youtu.be/9ExxkNxpwYM
Parte 2 – http://youtu.be/GW3F7GPoGZc
Parte 3 – http://youtu.be/P2Go4QJMrKo
Fonte – Inclusive
Que vitória! Estou emocionada com a atuação de vocês dois!!
Queridos Patricia e Lucas,
Graças a voces o Brasil assumiu uma postura arrojada e de comprometimento com as pessoas com síndrome de Down.
A repercussào será do tamanho do mundo.
Estou muito feliz.Congratulações!
Obrigada, Izabel, pelas congratulações e por seu apoio ao Dia Internacional enquanto esteve à frente da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência – e depois que saiu também!
Abs,
Patricia Almeida
Equipe Inclusive
Queridos amigos
Embora com um pouco de atraso, envio os meus maiores cumprimentos a esta dupla de “ativistas” na defesa dos direitos das pessoas com deficiência e dos direitos humanos em geral.Grande feito! Meus parabéns a vocês e a todos nós, que sabemos da importância de cada passo nesta longa estrada. Um abraço. Elisa Fruet
Parabenizo a dupla pela luta por data tão significativa mas ainda me preocupa a
nossa questão interna em relação ao posicionamento de cada um de nós frente a
Política Nacional de Educação Especial com Perspectiva na Educação Inclusiva e do
que acontecerá nos próximos dez anos quanto à Inclusão dos nossos filhos no Ensino Regular ou não. É importante termos um dia de Comemorações? Sim, mas é
imprescindível o acesso e permanência no Ensino Comum, de todos, para dizer-mos
que vivemos numa sociedade justa, cidadã e para todos. Parabéns mais uma vez pelo
empenho e pela Luta, mas aqui dentro não podemos perder nossa Luta, embora não
se trate de perder ou ganhar, e sim garantir oportunidades para todos.
abraço
Gecy
É muito bonito ter o dia nacional da educaçao especial. Vc que tem um filho portador da sindrome de down em São Paulo não encontra escola especializada para ele. A tal inclusão em escolas publicas como projeto de educaçao especial não faz com que nossos filhos realmente partecipem das aulas apenas ficam na escola sem fazer nada. As escola municipais ou estaduais não tem o minimo de estrutura para uma criança ou adolecente, por isso ensino regular para down é uma piada. Não existe. Se tiver me diga onde por favor. Moro em pirituba e já procurei muito.