Campanha no sábado
Cadastramento de doadores de medula
precisa de profissionais de saúde voluntários
A campanha para cadastramento de doadores de medula óssea, que será realizada em Sorocaba neste sábado, dia 29, precisa de profissionais de enfermagem voluntários. Os interessados devem confirmar presença até esta quinta-feira, dia 27, na Secretaria Municipal da Saúde (SES). A campanha será das 10h às 16h, no Colégio Objetivo Centro, localizado na rua da Penha, 1.051.
Enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, com prática na colheita de sangue à vácuo, que desejam atuar como voluntários no dia do evento, devem entrar em contato com a SES por e-mail ou telefone. Além da experiência, para participar é necessário ter registro no Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SP). Os interessados devem enviar mensagem com os dados (nome completo, registro no Coren e número dos telefones de contato) para o endereço eletrônico msaviolo@sorocaba.sp.gov.br, aos cuidados de Maria José Mitiko Nogami. O contato também pode ser feito pelo telefone (15) 3238.2244, das 8h às 17h.
O secretário da Saúde, Milton Palma, salienta que a colaboração dos profissionais de enfermagem é fundamental para a realização do evento e para dar esperança às pessoas que dependem de uma doação de medula para sobreviver. A organização da campanha é do Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci), da Associação de Medula Óssea (Ameo) e da ONG Asa Morena. O evento conta ainda com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, Conselho Municipal de Saúde, Santa Casa de São Paulo e Núcleo TCM.
Para se cadastrar
Sorocaba não conta com um serviço permanente para o cadastramento de doadores de medula óssea e a campanha deste sábado será realizada para facilitar o acesso dos sorocabanos e moradores de outras cidades da região. Para se cadastrar é necessário que a pessoa tenha entre 18 e 55 anos e goze de boa saúde. Com exceção de quem tem ou tive câncer, Aids e hepatite C, qualquer pessoa pode se tornar um doador voluntário. Ou seja, ser hipertenso ou diabético, por exemplo, não é impedimento para o cadastro.
No dia da campanha, os candidatos a doadores deverão comparecer entre 10h e 16h. A programação completa dura cerca de trinta minutos, incluindo uma palestra explicativa, o cadastramento e a colheita de 10 ml de sangue do candidato.
Quem se cadastrar não se torna automaticamente um doador de medula óssea. A amostra de sangue será enviada a um laboratório para determinar a tipagem e os dados serão armazenados no banco nacional. Se for identificado um doador compatível com um paciente que precise da medula, esse doador será convocado. Por isso, além de se cadastrar é importante manter os dados atualizados. Para quem já é doador, este serviço também estará disponível na campanha a ser realizada neste próximo sábado.
Prefeitura de Sorocaba – Secretaria de Comunicação
24/11/2008 – Fones: 3238 – 215 / 2496 / 2498 / 2499